Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Novo presidente da Abav quer união das entidades e continuidade às ações atuais

Carlos Palmeira, novo presidente da Abav Nacional

Carlos Palmeira, novo presidente da Abav Nacional

A Abav Nacional tem uma nova diretoria. Nesta terça-feira (12), a entidade elegeu por aclamação a chapa “Inova Abav”, encabeçada por Carlos Palmeira, da System Tours Viagens e Turismo, de Alagoas. Pela primeira vez, o pleito foi feito de forma eletrônica , e contou com a participação de 73% dos Conselheiros aptos a votar. Destes, 94% manifestaram-se pela aclamação da chapa, que conta com Magda Nassar, da Trade Tours e atual presidente da Braztoa, na vice-presidência Administrativa.

“Temos um desafio grande, mas estamos dispostos e estimulados. Daremos continuidade a boa parte do que já vinha sendo feito”, afirmou Palmeira logo após a confirmação da eleição. “Durante o mandato do Edmar, conversamos muito sobre a importância de ter uma união mais forte e mais proativa entre as entidades. Queremos seguir isso”, complementou Magda.

O espírito de união de todo o setor será, segundo Palmeira, um dos nortes de sua gestão. Ele revelou que a intenção é um alinhamento para que outras entidades possam estar juntas com a Abav em igualdade de condições. Palmeira utilizou o exemplo do seu estado, Alagoas, sobre a união das entidades. Ele contou que há um bom tempo todas se uniram em torno do Convention Bureau local e que, desde então, todos os secretários de Turismo do estado escolhidos foram avalizados pelas associações.

“Mais unidos, podemos seguir uma só direção. Quando feitos em grupo, os nossos pleitos são mais fáceis de serem ouvidos”, frisou Palmeira. “Já somos bastante unidos e temos agora outras associações vindo para cá, como a Avirrp e a Aviesp, por exemplo. Muitos associados tem este ponto em comum, que é o agenciamento”, complementou Magda.

Carlos Palmeira e Magda Nassar, presidente e vice da Abav Nacional

Carlos Palmeira e Magda Nassar, presidente e vice da Abav Nacional

UMA NOVA ABAV
Uma das premissas da nova gestão é a continuidade ao trabalho desenvolvido por Edmar Bull. Magda ressaltou que nos últimos dois anos começou a ser construída uma nova entidade para uma nova era. “O mundo mudou e as empresas do Turismo também. Queremos que a Abav esteja ao lado do agente de viagens. Vamos buscar soluções para que ele possa ser o consultor que o mercado precisa”, destacou.

Palmeira adiantou que pretende sim continuar inovando na execução da feira, marcada para acontecer entre os dias 26 e 28 de setembro no Anhembi, em São Paulo. No entanto, ele afirmou que antes de anunciar qualquer ação a diretoria será ouvida. “Estamos trabalhando em um planejamento estratégico. Tudo será feito alinhado com a diretoria”, lembrou. “Vamos criar um plano de ação em prol do mercado e que seja profícuo para todos”, adicionou Magda.

ESTATUTO
Na diretoria anterior, Palmeira liderou a comissão que elaborou propostas de mudanças para o estatuto da entidade. Este processo ainda não foi finalizado e, segundo o novo presidente, é uma de suas prioridades. Ele revelou que um dos objetivos das alterações é trazer mais agilidade às ações e tomas de decisões da diretoria.

Carlos Palmeira, Magda Nassar e Edmar Bull

Carlos Palmeira, Magda Nassar e Edmar Bull

BALANÇO
Também presente na sede da entidade após a eleição, Edmar Bull se despediu do cargo com a sensação de dever cumprido. Questionado sobre o balanço dos últimos dois anos, ele resumiu em uma palavra: vitoriosos. Das cerca de 50 ações propostas em sua posse, ele afirmou que foram finalizadas 90. “Conseguimos modernizar a entidade e tenho certeza de que a próxima diretoria fará ainda melhor do que nós”, apostou.

Próxima de Bull durante a sua gestão, a atual vice-presidente Administrativa da entidade fez uma analogia à construção de uma casa para explicar a atuação de Edmar na entidade. “Ele comprou o terreno, limpou, fez os alicerces e construiu a casa. Mas ainda falta muita coisa para colocar para dentro. Ele fez um trabalho de peso e com muito respeito às gestões anteriores. Olhou para o futuro, mas sem esquecer da tradição do passado”, exemplificou.

“Temos um desafio grande. A gestão anterior focou na capacitação, em uma gestão enxuta e em dar uma nova dinâmica à feira. Isso demora a ser percebido, mas é em prol de todos”, afirmou Palmeira. “Apesar de ser uma nova fase, estaremos juntos. Muita coisa que eu comecei terá continuidade”, finalizou Bull.

PERFIL
Carlos Palmeira Lopes Villanova é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas, e em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió, e possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. No turismo ingressou em 1997, na System Tours Viagens e Turismo, com sede em Maceió.

Carlos Palmeira, novo presidente da Abav Nacional

Carlos Palmeira, novo presidente da Abav Nacional

Na diretoria da ABAV atua desde 1999, onde exerceu gestões como diretor secretário (1999/2001); Conselheiro do Conselho Nacional da ABAV-AL (2001/2003 e 2005/2007) e vice-presidente da ABAV-AL (2011/2013), até assumir a presidência da entidade em seu estado por três mandatos (2008/2009 – 2010/2011 e 2015/2017).

Desde então, integrou-se de forma contínua às políticas do setor, acumulando presidências no Sindicato das Empresas de Turismo de Alagoas (Sindetur-AL) em quatro mandatos consecutivos entre 2003 e 2017; e cargos na diretoria da Federação Nacional de Turismo (Fenactur) entre 2005 e 2017. Presidiu ainda, paralelamente durante esse período, a Comissão de Assuntos Legislativos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, de 2007 a 2009.

Na Fundação para o Desenvolvimento do Turismo de Alagoas (Maceió Convention & Visitors Bureau) foi Conselheiro e Diretor Financeiro, entre 2006 e 2007; e é o atual vice-presidente do Conselho Curador, recém reeleito em mandato iniciado em 2010, e que acumulará com a presidência da ABAV Nacional até 2019.

Receba nossas newsletters