Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Presidente da Agaxtur alerta sobre os desafios da Copa de 2014 no Brasil

.

.

Aldo Leone Filho; presidente da Agaxtur e executivo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); escreveu um artigo no qual discursa sobre os preparativos turísticos para a África do Sul em 2010 e as oportunidades para o Brasil em 2014. O executivo ressalta que a operação turística e os fatores que interferem no momento que antecede a viagem são tão importantes quanto a própria.

Eis a operação turística

“Férias; cruzeiros; intercâmbio e outras viagens mais conhecidas são a referência do brasileiro para o que é turismo. É assim desde sempre e; com os preparativos para a Copa 2014 no Brasil; temos pela primeira vez a oportunidade de falar sobre a operação turística.

Turismo significa ‘volta’ (vem do latim tourne); e os operadores estão sempre indo e voltando. Neste ano; passei três vezes pela África do Sul para garantir tudo para que os quase dez mil turistas brasileiros que vão para a Copa de 2010 aproveitem bem o evento. E é aí que o turismo se faz; muito antes do turista arrumar a mala.

O negócio turístico se confunde com a estrutura do destino. Serviços; segurança e atrações – muitas vezes históricas – devem coexistir harmonicamente. No caso da África do Sul; acompanhamos de perto a evolução. Os preparativos envolveram – assim como estamos vendo no Brasil – a avaliação esportiva; hoteleira; logística e a definição dos roteiros.

Acompanhar de perto os preparativos para o ano que vem traz grande aprendizado. Entre os desafios; havia a baixa capacidade hoteleira – apesar dos lindos hotéis – e as questões de infraestrutura; agravadas pela distância entre os estádios; além da necessidade de adequação de serviços básicos como os de alimentação aos costumes brasileiros.

A recente divulgação dos locais de jogos da seleção brasileira indica a última etapa para o planejamento logístico – contribuindo muito com a missão das operadoras de fazer daquele momento único para o viajante. As parcerias com as redes hoteleiras e de serviços e o conhecimento do destino também são fundamentais. O staff que acompanhará os turistas é composto por guias brasileiros especializados em África do Sul; médicos e executivos; que acompanharão as excursões. Todos estão passando por treinamentos que envolvem viagens; análise dos roteiros e grandes investimentos em capacitação.

Para garantir que tudo ocorra bem; os guias partirão para a África do Sul uma semana antes da cerimônia de abertura da Copa. Ou seja; antes de vestir a camisa verde e amarela e embarcar; o turista também recebe atenção.

A preparação para 2010 sinaliza que teremos muito trabalho para organizar a Copa 2014. O primeiro desafio é que estamos falando do nosso próprio País. Para governo e entidades; é o momento de construir o Brasil que queremos para o futuro. Apesar das necessidades de investimentos em transporte e segurança; há atributos que merecem destaque; como serviços; capacidade hoteleira e belezas naturais; além da alegria; paixão pelo futebol e receptividade; peculiares ao nosso povo. Com os estádios escolhidos em diferentes regiões brasileiras; existe uma clara oportunidade de apresentarmos para o mundo a nossa potencialidade cultural e turística.

Para trazer turistas estrangeiros para cá em 2014; a operação turística é complexa. Por isso; estamos trabalhando; desde já; para fazer o turismo que o Mundo só verá daqui a cinco anos; aproveitando também a oportunidade de mostrar para Brasil que as operações brasileiras estão preparadas para isso.”

Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur

Receba nossas newsletters