Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas brasileiras já devolveram 60 aviões em um ano

Aeroporto Congonhas_low
A Comissão Especial de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica promoveu uma audiência pública, nesta quinta-feira (8), em que debateu a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras. Alberto Fajerman, diretor de Relações Institucionais da Gol, disse ser a favor da retirada do limite – que hoje é de 20%.

“Entendemos que a aviação é um negócio como qualquer outro. As empresas são todas brasileiras e, mesmo assim, nós temos uma grande redução. Desde que a demanda começou a cair, as empresas brasileiras já devolveram 60 aviões”, pondera.

Por sua vez, o superintendente da Anac Ricardo Catanant acredita que o capital estrangeiro é uma forma mais efetiva de aumentar a concorrência no setor. Ele ressaltou que a aviação tem registrado prejuízos bilionários desde 2011 e que as empresas estão tendo dificuldade na alavancagem de investimentos e recursos.

Mesmo com a alteração do limite, Governo, Anac e empresas concordam que o capital estrangeiro deve ser regulamentado. Este ano, o Código Brasileiro de Aeronáutica completa três décadas da sua criação. O presidente do colegiado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), informou que pretende votar o novo código ainda em 2016, provavelmente até novembro.

*Com informações da Agência Senado

Receba nossas newsletters