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Aviação

Aeromexico anuncia interesse em aeronaves regionais de Embraer ou Bombardier

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Além dos CS100s da Bomardier, Aeromexico está de olho nas aeronaves brasileiras para renovar sua frota regional

Assim como fez a Delta Air Lines, a Aeromexico também passou a considerar as aeronaves canadenses CSeries como uma alternativa para a renovação de sua frota regional de jatos comerciais. Fontes ligadas à companhia informaram a Reuters que já houve até conversas preliminares para adquirir um número ainda incerto de aeronaves da própria parceira Delta, que tem exatos 75 CS100s devidamente encomendados.

Porém, enquanto a 1ª aeronave deve ser entregue no começo de 2019, o Departamento de Comércio dos EUA coloca a encomenda num meio de uma grande polêmica. Como divulgado em outubro, a Boeing apresentou uma queixa formal alegando ajuda financeira do governo federal e de Quebec à Bombardier, o que permitiria a venda de aeronaves à Delta a preços “absurdamente baixos”. A decisão do governo foi de que a Delta teria que pagar 300% em impostos de importação para adquirir as aeronaves, tarifa que o CEO Ed Bastian se negou a assumir.

Qual é a saída? Vender para a Aeroméxico e evitar as tarifas impostas, considerada uma solução alternativa para a Bombardier cumprir com as obrigações do contrato. As fontes informam ainda, no entanto, que os mexicanos também estão de olho na frota de Embraer e que o negócio que envolve a família CSeries não tem nada decidido ou finalizado. Bombardier e Airbus anunciaram a formação de uma parceria que fará suas respectivas fábricas e linhas de montagem produzirem aeronaves narrowbodies modelo CSeries.

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