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Aviação

Air France-KLM cria polêmica ao arrendar B777Fs da Qatar Airways

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Até o momento, a companhia franco-holandesa arrendou dois B777Fs da divisão de cargas da Qatar Airways

O sindicato que representa os pilotos comerciais da Holanda (Vereniging Nederlandse Verkeersvliegers – VNV) pediu para que a Air France-KLM pare de arrendar aeronaves de carga da Qatar Airways. A justificativa mais uma vez seria a concorrência desleal que a empresa árabe cria ao receber possíveis subsídios desleais do governo.

Até o momento, a companhia franco-holandesa arrendou dois B777Fs da divisão de cargas da Qatar Airways. O objetivo é cobrir a queda de capacidade que a empresa tem durante a já planejada manutenção de suas aeronaves durante a temporada de verão do hemisfério norte. Cada Boeing arrendado, portanto, estaria responsável pelas operações por um período de oito semanas seguidas.

O sindicato holândes admite que o arrendamento de aeronaves é uma opção durante o período de manutenção, mas atenta ao fato de que a Air France-KLM não poderia terceirizar aeronaves da Qatar Airways justamente pela companhia ter sido acusada de receber subsídios desleais do governo federal e, consequentemente, tirar proveito dentro do mercado. A Qatar Airways, por sua vez, sempre negou a acusação.

“A VNV pediu para que o VP Executivo de Carga da Air France-KLM, Marcel de Nooijer, encerrasse o contrato de leasing com a Qatar Airways envolvendo aeronaves de carga”, disse o sindicato. “A Qatar Airways absolutamente não compactua com as regras de mercado. Isto porque nos últimos anos recebeu bilhões de euros através de um apoio impróprio. Não aceitamos lutar dentro de uma competição desleal”, finaliza o comunicado.

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