Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus estaria considerando a criação do A380-Plus; saiba mais

a380.a380

A380-Plus poderia ser desenvolvido ou poderia ser classificado como um retrofitting de aeronaves já em serviço

Embora a indústria global de aviação comercial esteja seguindo a tendência de formar frotas com aeronaves cada vez menores e mais eficientes, a Airbus parece ter encontrado outro caminho para o futuro das operações do A380. A ideia que acaba de surgir é o possível desenvolvimento do A380-Plus, que ostentaria cerca de 50 assentos a mais do que o padrão estabelecido para o modelo.

Como noticiado pelo M&E, a fabricante francesa se desdobra para manter o A380 no mercado, tanto é que até o momento nenhuma companhia norte-americana, por exemplo, optou pelo modelo, e mais de 50% das aeronaves em serviço hoje está nas mãos da Emirates. De acordo com o portal Gulf News, a aeronave seria mais eficiente e comportaria um número maior de passageiros por voo. No entanto, como a Airbus chegaria a esta equação?

A ideia seria diminuir o tamanho das escadas, tanto a principal, quanto a espiral que fica na parte de trás da aeronave, o que faria a fabricante ganhar espaço para instalar mais assentos. Para uma maior eficiência, a Airbus colocaria os famosos wingtips. Ao lado destas, outras pequenas melhorias também fariam o A380-Plus ganhar cerca de 3 toneladas de MTOW (Maximum Take Off Weight), o famoso peso máximo para a decolagem.

A princípio, existe a chance de grande parte dos A380-Plus nascerem após um retrofitting das aeronaves já existentes, embora isto não esteja claro para a Airbus. Executivos da fabricante  não confirmam o desenvolvimento de um A380 ainda maior, o que vai de encontro às informações obtidas pelo Gulf News com fontes anônimas ligadas à Airbus. Além das escadas, empresas como Emirates, Etihad, Korean e Qatar ainda poderiam diminuir os lounges e colocar 11 assentos por fileira na econômica, maximizando ainda a eficiência da aeronave

Receba nossas newsletters