Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Airbus revela conceito de cabine com academia, bar e até recreação para crianças

airbus-gear-patrol-full-lead

Módulos que personalizariam cada voo podem estar a caminho da indústria mundial de aviação

Viajar de avião daqui a 20 anos pode ser totalmente diferente das experiências que somos obrigados a enfrentar atualmente. Estamos numa era em que a indústria mundial de aviação só pensa em lucros, nem que seja obrigada a aumentar o número de assentos por fileira ou até mesmo diminuir os banheiros para aumentar a capacidade. Estamos numa era em que a Economy Class é conhecida por muitos viajantes frequentes como a “Animal Class”.

Cerca de 85% das pessoas que viajam de avião atualmente utilizam os assentos da Economy, e esta fatia não tem o conforto, não tem o serviço, não tem o atendimento, não tem as opções de refeição que os 15% dos passageiros da Business e First têm. No entanto, em meio a tantos problemas e ganâncias, como visto acima, as viagens de avião podem ganhar uma experiência totalmente diferente da que temos hoje, isto se depender da maior fabricante europeia de aeronaves, a Airbus.

airbus-plane-future-modular-cabin_2

Vários módulos criariam diversos ambientes dentro da aeronave

A empresa francesa revelou nesta semana uma visão do que será o futuro das cabines das aeronaves, e grandes surpresas podem fazer a tendência por viajar de avião mudar de forma definitiva. No futuro da Airbus, por exemplo, fileiras de assentos seriam substituídas por academias, bares, áreas para o divertimento das crianças e até um studio de yoga. As aeronaves que hoje só têm o objetivo de transportar o passageiro de um destino para o outro, pode se tornar, em um futuro não tão próximo assim, no 1° passo de lazer de uma viagem de férias, por exemplo.

O mais novo conceito da Airbus, conhecido como “Transpose”, permitiria que as companhias aéreas tivessem a liberdade de customizar as aeronaves em cada voo realizado, em um sistema tecnológico de módulos de cabine. Com isso, a companhia poderia trocar os módulos da cabine entre um voo e outro, o que facilitaria diretamente a limpeza e o bem-estar dos passageiros.

airbus-plane-future-modular-cabin

Nesta animação, por exemplo, podemos ver o módulo de um possível bar sendo instalado para o próximo voo

Por exemplo: se um voo que sai de Orlando, na Flórida, com direção a São Paulo/GRU estiver lotado de crianças a bordo, é possível que a companhia que realize o voo possa escolher o módulo de recreação de crianças e retirar da aeronave, por exemplo, o módulo em que tem um spa instalado. Este sistema modular já é bem conhecido das operações de carga, mas jamais testado no transporte de passageiros. A divisão nomeada pela Airbus de A3 já está criando um protótipo da cabine, algo considerado vital para os futuros testes. Será que vai dar certo?

Receba nossas newsletters