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Aviação

Alitalia: receita de €3 bilhões, temporada de verão e o futuro de suas operações

A Alitalia está aumentando nas próximas semanas em 85% a oferta de assentos nos voos que ligam o Brasil a Itália, retomando os voos diários a partir do Rio de Janeiro e aumentando as frequências que partem de São Paulo

A Alitalia está aumentando nas próximas semanas em 85% a oferta de assentos nos voos que ligam o Brasil a Itália, retomando os voos diários a partir do Rio de Janeiro e aumentando as frequências que partem de São Paulo

Ao lado de Luigi Gubitosi e Enrico Laghi, o comissário Stefano Paleari é hoje o responsável pela administração da Alitalia. No começo do mês, o governo italiano decidiu adiar a escolha do comprador da companhia para outubro, ou seja, os três terão, pelo menos, mais quatro meses para responder pelas ações da Alitalia. Nesta semana, Paleari concedeu uma entrevista ao II Sole 24, e contou sobre o presente e o futuro da companhia.

Questionado sobre qual seria o plano para os próximos meses e se seria capaz de finalizar os procedimentos de venda após a extensão do prazo, Stefano foi enfático. “Em primeiro lugar, continuaremos as negociações com todas as partes envolvidas. O próximo governo avaliará e tomará a decisão final, tendo o benefício de uma série de opções, um cenário impensável há um ano. O Conselho Executivo tem a última palavra sobre o destino da Alitalia. Nossa tarefa é garantir a continuidade dos negócios da companhia e aprimorar seus ativos para alcançar os melhores resultados financeiros e proteger seus credores. Este têm sido nossa responsabilidade desde o começo.

LADO FINANCEIRO E RESULTADOS DE 2017

O administrador tocou ainda num assunto extremamente delicado neste momento: o lado financeiro. “As medidas implementadas permitiram uma recuperação nas margens. O ano de 2017 fechou com receita de quase €3 bilhões, um aumento de 1% após anos de perdas decrescentes. Reduzimos os custos em 7% aproximadamente, tendo uma redução de 1% no primeiro trimestre de 2018. Nos últimos três meses, com o grande desafio das viagens sazonais, as receitas de passageiros aumentaram 64% e o EBITDA melhorou para 117 milhões negativos, de 228 milhões negativos no mesmo período de 2017. No que diz respeito aos procedimentos, até o momento, depositamos 17.100 documentos na sala de dados para oferecer aos potenciais investidores uma visão abrangente da situação”.

TEMPORADA DE VERÃO

“Esperamos uma temporada muito positiva, as reservas já ultrapassaram em 5 milhões os números do ano passado. No entanto, estamos preocupados com o preço do petróleo, um aumento de 65% em um ano afetará os resultados financeiros dos próximos trimestres. Enquanto isso, trabalhamos no produto: continuamos com o desempenho pontual seguindo o recorde mundial em janeiro, estamos focando na automação com as reservas on-line aumentando em 15% no primeiro trimestre; estamos otimizando rotas de médio e longo prazo e oferecendo novos produtos como o voo de Milão a Londres. Reduzimos significativamente os custos de nossos contratos de arrendamento. No geral, o clima de negócios melhorou e mantemos um diálogo consistente com nossos parceiros”.

AS OPORTUNIDADES NA MÃO DOS POSSÍVEIS COMPRADORES

“Não estamos envolvidos nas estratégias dos investidores. No entanto, apresentamos algumas oportunidades em potencial. Em termos de rede, a Alitalia tem pelo menos duas importantes oportunidades de crescimento: a primeira é a longo prazo. A Itália é o país europeu com menos serviços intercontinentais diretos. Hoje, para cada 100 passageiros que chegam ou partem diretamente para um destino intercontinental, há outros 62 que devem fazê-lo com pelo menos uma escala. É um número chave que é incomparável na Europa e oferece uma oportunidade, também porque o tráfego aéreo está crescendo em um ritmo mais rápido do que toda a economia”.

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