O Departamento de Transporte dos EUA (DOT) decidiu multar American Airlines, Delta e Frontier Airlines por violar regras de proteção ao consumidor. Juntas, as companhias norte-americanas desembolsarão uma quantia de US$ 850 mil. O maior prejuízo ficou com a Frontier, que terá de pagar US$ 400 mil, enquanto American Airlines e Delta terão que arcar com uma quantia de US$ 250 mil e US$ 200 mil, respectivamente.
Entre as violações cometidas pela Frontier, estão reclamações e reações dos consumidores ligadas ao tratamento dado em caso de voos com overbooking e ao tratamento dado à pessoas com deficiência física ou mental. Além disso, a companhia ainda é acusada de não prestar uma assistência adequada às pessoas cadeirantes e às pessoas com necessidades especiais durante o embarque, desembarque e movimentação dentro dos aeroportos.
“O DOT descobriu que a Frontier falhou ao não conseguir fornecer aos passageiros afetados os direitos estabelecidos e não proporcionar uma compensação adequada em tempo hábil”, disse. A Delta, por sua vez, foi multada por acusações com relação a bagagens mal processadas, enquanto a American foi multada ao falhar em processos de reembolso aos passageiros em tempo considerado hábil.