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Aviação

Anac anuncia este ano ranking dos aeroportos e divulga avaliação das aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil está preparando um ranking popular dos aeroportos e um fórum onde os passageiros poderão também fazer comentários sobre os serviços das companhias aéreas e aeroportos. Esses novos serviços deverão entrar no ar ainda no primeiro semestre de 2010.

Hoje a Anac divulgou os resultados do Espaço do Passageiro ; portal de serviços para os usuários da aviação regular com cerca de 3;2 mil avaliações de companhias aéreas. Lançado em maio de 2009; o Espaço do Passageiro permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil através de notas de 1 a 10 para 11 diferentes
quesitos.

Até 31 de dezembro de 2009; a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros era a OceanAir; que já havia recebido 301 avaliações e estava com nota média 7;50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de Serviço de Bordo; com nota 8;03; e o pior Atendimento de Reclamações; com 7;03. A segunda colocada no Ranking é a Trip; com nota média de 7;33 e 240 avaliações de passageiros. Sua melhor nota foi também em Serviço de Bordo (7;65) e a pior em
Atendimento de Reclamações (6;94).

Entre as empresas internacionais; a melhor avaliada era a colombiana Avianca; com nota média 8;29. Sua melhor nota foi no quesito Pontualidade (8;92) e a pior foi em Atendimento na Sala de Embarque (7;72). A segunda colocada no ranking internacional era a norte- americana Delta Airlines; com 6;97; tendo a melhor nota em Atendimento a Necessidades Especiais (7;84) e a pior em Cuidados com
a Bagagem (6;42). Como o Espaço do Passageiro funciona em tempo real;
se o visitante entrar agora na página poderá ver alguma evolução dessa votação e encontrar notas diferentes.

Na página do Espaço do Passageiro os viajantes podem visualizar a média e as notas por quesito de cada companhia aérea e o total de passageiros que participaram da avaliação. Há também rankings por quesito; mostrando quais companhias se destacam em cada serviço. Por exemplo; no encerramento de 2009 a Azul era a melhor avaliada em Conforto da Aeronave e relação Custo-Benefício enquanto a Trip liderava nos quesitos de Atendimento na venda de passagens; na sala de embarque e pela Internet e ainda em Cuidados com a Bagagem.

As notas variam de 1 a 10 (quanto maior; melhor a avaliação) e o passageiro cadastrado pode retornar à página sempre que desejar para atualizar suas notas; para melhor ou para pior. Apenas as empresas aéreas com um número mínimo de avaliações entram no Ranking; antes de atingir esse mínimo; elas têm sua pontuação na página; mas aparecem em ordem alfabética; logo abaixo das demais.

Para entrar no ranking doméstico; as empresas precisam de um mínimo
de 100 avaliações em pelo menos 4 quesitos; no internacional; são
necessários pelo menos 25 avaliações; também em 4 quesitos.

 

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