Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Após “climão”, Qatar Airways desiste de comprar ações da American Airlines

CEO Akbar Al Baker

CEO Akbar Al Baker terá de procurar outras companhias para investir

A Qatar Airways divulgou ao mercado que não vai mais adquirir uma participação acionária da American Airlines. Em nota, a companhia afirma que “o investimento não vai mais de encontro aos seus objetivos”. O recuo acontece menos de dois meses após a Qatar Airways surpreender o mundo com a intensão de investir US$ 800 milhões na American. O primeiro capítulo desta novela teve início no dia 22 de junho, quando o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirmou que estudava a aquisição de 10% das ações da maior companhia dos EUA.

No mesmo dia, o CEO da American Airlines, Doug Parker, já passava a tratar a proposta como “intrigante”, o que criou uma espécie de “burburinho” nos bastidores da indústria comercial de aviação. A partir dalí, Parker e Al Baker passaram a fazer declarações sobre a possível investida. É bom lembrar que os dois são “rivais” na velha e conhecida disputa pelo mercado norte-americano de aviação, que envolve possíveis subsídios desleais e o acordo de Open Skies. O CEO da American, na época, já tinha deixado claro que nenhum investimento realizado pela Qatar iria servir de persuasão para a companhia recuar com relação a campanha contra as companhias do Golfo.

Outro “balde de água fria” nesta possível investida aconteceu no último dia 13 de julho, quando a American optou por encerrar seus acordos de codeshare com Etihad e Qatar, em protesto às acusações sobre o recebimento de subsídios ilegais das companhias do Golfo de seus governos. Em nota, a  norte-americana afirmou que Etihad, Emirates e Qatar levam vantagens nas operações internacionais transatlânticas entre os continentes nos últimos anos, já que tem muito mais capital para investir, o que cria uma competição considerada desleal no mercado.

Receba nossas newsletters