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Aviação

Airbus vai aumentar ritmo de produção e entrega dos A320neos

Após problemas e atrasos, Airbus afirmou que ritmo de produção cresce já a partir deste 2° semestre

A320neobig

Pratt & Whitney prometeu resolver todos os problemas dos motores PW1100G até o fim deste mês

A Airbus revelou nesta segunda-feira (18) que já planeja aumentar o ritmo de produção e entregas de todas as aeronaves da família A320neo agora em 2016, após um início com diversos atrasos e problemas nos motores PW1100G by Pratt & Whitney que compõem a aeronave. Até que essas mudanças sejam realizadas, o motor tem um tempo adicional para a refrigeração e requer um maior tempo para iniciação dos motores. A Pratt trabalha incansavelmente nas mudanças do PW1100G e afirmou que os motores dos dois A320neos da Lufthansa já trabalham com 99% de confiabilidade. A previsão é que tudo esteja resolvido até o fim de abril.

Com as mudanças em andamento, a fabricante francesa planeja resolver logos os imbróglios junto à Qatar Airways, que já se negou em receber os A320neos por conta de problemas nos motores. A Qatar seria a primeira companhia a receber a aeronave, lá em dezembro de 2015. Fontes afirmam que a Qatar Airways disse à Airbus que não estaria preparada para receber o A320neo sob essas circustâncias, e que não receberia nenhuma aeronave até que essas restrições sejam eliminadas. Agora, a Airbus vai “lutar contra o tempo” e se debruçar nas entregas à companhia do CEO Akbar Al Baker.

“É verdade que teremos um início devagar em relação ao número de aeronaves entregues nestes primeiros seis meses de 2016, mas é algo que foi amplamente planejado para ganhados maturidades suficiente e resolver os pequenos problemas que tivemos lá no começo”, disse o CEO Fabrice Bregier em entrevista a um canal de Cingapura. “Agora estamos progredindo rapidamente e acredito que a partir da metade do ano poderemos de fato impulsionar a produção da família A320neo sem mais problemas”, destacou.

No último mês, já irritado com o atraso nas entregas e na resolução dos problemas, a Qatar Airways ameaçou cancelar todos os contratos realizados desde 2011 em números que chegam a US$ 6,4, bilhões, caso todos os problemas não sejam resolvidos nos próximos meses. “Nós sabemos que a Qatar Airways está entre os nossos clientes com a maior demanda por aeronaves. O que podemos ver é que a família de A320neo terá mais de 15% de economia em relação ao prometido inicialmente, e isto já é um grande sucesso”, disse o CEO da Airbus, Fabrice Brégier.

A Lufthansa acabou “não se importando” em se tornar a pioneira e já recebeu até duas unidades do A320neo. Porém, de acordo com o próprio Grupo, para aceitar o recebimento do segundo Airbus A320neo foi necessário uma condição: uma compensação por conta do motor P&W ainda não está operando com 100% do desempenho prometido.

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