Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação nacional registra números preocupantes no 1T16; queda chega a 5%

Para o trimestre, a demanda apresenta queda de 4,8%, para uma oferta reduzida em 3,7%.

top-passenger-airplane-wallpapers-for-windows-phoneampdesktop-airplanes-background-wallpaper-wallpapers-hd-desktop-free-aircraft-download-for-ipad-posters-pack-windows-7

Para o trimestre, o Load Factor cai 0,92 ponto percentual e chega aos 79,98%

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) mais uma vez vem à público anunciar os números preocupantes em relação a indústria nacional de aviação comercial, menos de 24h depois de Azul, Gol e Tam terem decidido reduzir a oferta de voos para o mês de maio. A queda da procura por transporte aéreo agora, para o mês de março, foi de 7,3% em relação ao mesmo período de 2015. Para o trimestre, a demanda apresenta queda de 4,8%, para uma oferta reduzida em 3,7%.

Esse foi o oitavo resultado mensal negativo consecutivo, o que revela, na visão da Abear, a nova aceleração no ritmo de retração da atividade. Para se ter uma noção, a baixa na demanda chegou próxima de 8% em novembro e vinha apresentando variações negativas decrescentes desde então. A oferta doméstica teve, no mês, redução um pouco maior que a da oferta, chegando a 7,5% na mesma base de comparação.

O Load Factor (Taxa de Ocupação) teve ligeira melhora de 0,2 ponto percentual, fechando março em 77,63%, o que corresponde bem o atual jogo de oferta e demanda que as companhias aéreas nacionais são obrigadas a fazer. O total de viagens domésticas realizadas em março, por exemplo, recuou 6,6%, para 7,2 milhões de passageiros. Para o trimestre, o Load Factor cai 0,92 ponto percentual e chega aos 79,98%. O total de passageiros transportados no intervalo chega a 23,2 milhões, número 4,3% abaixo em relação ao anterior.

Os números são a compilação das estatísticas de AVIANCA, AZUL, GOL e TAM, integrantes da ABEAR e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

Receba nossas newsletters