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Aviação

Aviação tem queda de 7.4% no doméstico e Brasil já perdeu 3 milhões de pax em 2016

(Foto: Divulgação Aeroporto de Brasília)

Movimento nos aeroportos em queda

A demanda de passageiros da aviação doméstica brasileira registrou em maio baixa de 7,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse é o 10º resultado mensal negativo consecutivo e o pior resultado, em termos absolutos, desde maio de 2012.  A oferta consolidada acompanhou o comportamento da demanda e teve retração de 8,1% no mês. A racionalização da oferta2 levou a uma ligeira melhora do fator de aproveitamento3 dos voos, de 0,34 ponto percentual, para 78,44% de ocupação em maio. O volume de passageiros transportados no mês foi de 6,8 milhões, total 9,9% abaixo de 2015. Os números são a compilação das estatísticas das aéreas integrantes da Abear e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado doméstico em maio: Gol – 36,88%: LATAM – 34,77%; Azul – 17,05% e Avianca – 11,31%
No acumulado de janeiro a maio desse ano a demanda doméstica registra baixa de 6,8%, para uma oferta que recua menos, 5,8%. O comportamento do mercado levou o fator de aproveitamento a uma piora de 0,8 ponto percentual (79,57%). O total de viagens domésticas nos cinco primeiros meses do ano soma 36,4 milhões. O número representa uma baixa de 8,2%. Em valores absolutos, uma perda de pouco mais de 3,2 milhões de passageiros que deixaram de viajar em relação ao acumulado no mesmo período de 2015.

A demanda por viagens aéreas internacionais teve, em maio, baixa de 4,5% na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse foi o terceiro resultado negativo consecutivo para a estatística. Em valores absolutos, é o pior resultado desde maio de 2014.A oferta apresentou retração em patamar um pouco superior, de 4,8%, levando o fator de aproveitamento a leve aprimoramento de 0,19 ponto percentual, para uma ocupação de 82,58% nas operações internacionais. No mês, o total de viagens realizadas entre o Brasil e destinos no exterior, 544 mil, foi 4,9% inferior a maio do ano passado. A parcela do mercado internacional das empresas brasileiras dividiu-se entre elas da seguinte forma em maio: LATAM – 81,15%; Gol– 11,63%; Azul– 7,15%; Avianca – 0,07%

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