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Aviação

Azul cogita retirar mais oito aeronaves de sua frota em 2016

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Antonoaldo Neves, presidente da Azul

A Azul cogita a possibilidade de retirar mais oito aeronaves de sua frota, que se somariam as outras 20 unidades que já estão fora de serviço. A decisão partiria do princípio de que a aviação nacional enfrenta a mais baixa demanda dos últimos quatro anos. Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente Antonoaldo Neves ainda afirmou que a chinesa HNA Group, maior acionista da Azul, concordou em ficar com dois Airbus A350s cuja entrega estava prevista para 2018.

Empresas áreas como a Latam e Gol também vêm reduzindo sua capacidade no Brasil em meio a dois anos de recessão na maior economia da América Latina. A demanda por viagens aéreas atingiu o menor patamar desde 2012 após cair pelo nono mês consecutivo em abril, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Abear. “O setor hoje não está saudável. O setor está doente. Está diminuindo de tamanho e não é só por causa da crise. É que chegou num limite de rentabilidade” disse Neves.

A frota atual da empresa é de 123 aeronaves. Desde novembro, 17 aviões foram enviados à portuguesa TAP, na qual a Azul é acionista minoritária. Entre eles havia um Airbus A330, seis aviões turboélice ATR 72-600 e 11 jatos Embraer 190. Além disso, a Azul devolveu três aeronaves após o fim dos contratos de leasing. A empresa deverá receber dois jatos Airbus A320neo neste ano, dois aviões A350 no ano que vem e mais outro A350 em 2018.

Com informações do jornal o Globo

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