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Aviação

Boeing pode antecipar início das entregas do B777-9X para 2019

A Boeing, por sua vez, ainda nega que tenha alterado a data de entrega do widebody

A Boeing, por sua vez, ainda nega que tenha alterado a data de entrega do widebody


Até esta sexta-feira, dia 11 de março, o mercado mundial de aviação comercial tinha certeza que o início das entregas do novo Boeing 777-9X só aconteceria em 2020. No entanto, de acordo com duas pessoas que podem ser consideradas familiares do programa de desenvolvimento da aeronave, esta entrega pode ser antecipada para o fim de 2019.

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Uma das fontes, que não podem ser identificadas, afirmou que a Boeing decidiu acelerar o processo de desenvolvimento do novo modelo para iniciar os serviços ainda em 2019. Embora este adiantamento seja de meses, ou mesmo dias, ainda representa uma grande mudança na visão do mercado. Para as fontes, a certificação da nova aeronave e o processo de construção dos motores GE9X da General Eletric estariam alinhados para a entrega ainda em 2019. “São características que dão apoio a Boeing para iniciar os serviços do B777-9X ainda em dezembro de 2019”.

A Boeing, por sua vez, nega que tenha alterado a data de entrega do widebody. “Nada mudou em relação ao planejamento de entrega dos 777x. A primeira entrega ainda está marcada para 2020”, disse. Em agosto de 2015, quando a Boeing tinha confirmado o início das entregas para 2020, a data já sugeria que a fabricante norte-americana estava decidida sobre sobre as especificações da aeronave. Até o momento, a Boeing já tem 306 ordens combinadas para a nova família, entre as variantes 777-8 e 777-9X, com a Emirates sendo a maior cliente até o momento: 150 aeronaves encomendadas.

Apesar do programa de desenvolvimento ter sido acelerado por meses, semanas ou mesmo dias, é um sinal claro de pressão em cima da Boeing, fabricante norte-americana que já vem sofrendo com o gap entre o fim da produção dos 777-300ER e 777 Freighter e a chegada da nova família 777X. As vendas para as duas gerações estão em marcha lenta, com a Boeing registrando apenas 38 encomendas combinadas em 2015. O backlog dos 777-300ER e Freighter no momento estão em 172 e 41 unidades, respectivamente.

Diferença entre as variantes -8X e -9X e os preços de tabela

Qual é a diferença entre as variantes 777X? O 777-8X tem capacidade para 350 passageiros e tem preço de tabela de US$ 371 milhões. Já o 777-9X pode acomodar até 400 passageiros e tem um custo inicial de US$ 400 milhões. O preço de tabela do Boeing 777-9X é de US$ 400 milhões, preço que seguiu o aumento de 2.9% anunciado em julho de 2015. Trata-se da aeronave mais cara da Boeing atualmente, custando cerca de US$ 140 milhões a mais do que o 787-9 Dreamliner, segundo da lista.

O 777-9X ainda custa US$ 22 milhões a mais do que 747-8, maior e mais clássico modelo da Boeing. O 777X terá uma espécie de asa dobrável, equipamento que permitirá a aeronave operar em portões mais apertados, a ser desenvolvido na fábrica da Boeing, em St. Louis. Os modelos receberão novos motores, novas asas e tecnologias já utilizadas na versão 787 Dreamliner. Para a Boeing, o modelo competirá diretamente com o Airbus A350.​

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