Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Brasil já acumula 40,8 milhões de desembarques nacionais em 2012

Um levantamento do Ministério do Turismo mostra que os aeroportos brasileiros registraram a marca de 40,8 milhões de desembarques domésticos no primeiro semestre de 2012. É o melhor resultado, no período de janeiro a junho, dos últimos 12 anos. O recorde é 7,5% superior à marca do ano passado, quando foram registradas 38 milhões de chegadas nacionais.

No mesmo período, também foi constatado que os desembarques internacionais, no acumulado do ano, também cresceram: passaram de 4,35 milhões, em 2011, para 4,62 milhões, em 2012.

“Além do saldo positivo na entrada de turistas e, portanto, na entrada de divisas no país em forma da exportação de serviços turísticos, o principal ganho ocorre a longo prazo: ganho de imagem”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A pesquisa de opinião que realizamos com os estrangeiros que estiveram na Rio+20 comprovam que a visita ao país gera uma melhoria significativa na percepção de imagem que têm do país”.

Dino destaca que, ao voltarem a seus países, esses estrangeiros tornam-se difusores de uma imagem positiva do país. “Prova disso é que 97% dos estrangeiros entrevistados por nós na Rio+20 manifestaram desejo de retornar ao país. E mais de 80% deles consideram que estaremos aptos para a realização dos próximos megaeventos”. Para Dino, estes números mostram que “estamos no caminho certo para alcançar o volume de 10 milhões de turistas estrangeiros por ano, dobrando nosso atual patamar”, que ficou em 5,4 milhões no ano passado.

O mês de junho – Em junho de 2012, os desembarques domésticos e internacionais de passageiros no Brasil cresceram 12,4% e 12,6%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado estabelece os novos recordes de indicadores de junho.

Segundo o MTur, o país registrou 6.880.363 desembarques nacionais no sexto mês de 2012, frente aos 6.119.198 verificados em junho do ano passado. A variação foi de 12,44%. O resultado mostra também que os desembarques internacionais passaram de 650.995, em junho de 2011, para 733.197 no mesmo período de 2012. O acréscimo foi de 12,63%.

Os desembarques se referem às chegadas de passageiros, em voos regulares e não-regulares, nos 67 aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em todo o território nacional. O indicador é utilizado pelo Ministério do Turismo para avaliar o crescimento da atividade turística no Brasil.

Receba nossas newsletters