Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

British Airways dribla concorrentes e assegura maioria dos slots da Monarch

Mais de 300 mil pessoas foram afetadas com a falência da companhia

EasyJet, Wizz e Norwegian também expressaram interesse na aquisição de slots

No começo de outubro, o M&E noticiou o encerramento das operações da Monarch Airlines, considerada a quinta maior aérea do Reino Unido. O motivo do “fechamento das portas” foi a falência ocasionada pelas dificuldades em renovar a licença para a venda de pacote de viagens. O que sobra de companhias aéreas que decretam o fim das atividades, como sempre, são os tão valorizados slots de decolagem e aterrissagem. E as concorrentes de mercado logo se animam para assegurar estes direitos e, consequentemente, ampliar o número de voos.

Nesta corrida pelos slots da Monarch no Aeroporto de Londres/Gatwick, quem ganhou foi a British Airways. Uma fonte ligada a família da Monarch informou a agência Reuters de que a BA tinha assegurado a maioria dos slots da companhia em Gatwick, o segundo maior do país. O negócio só acontece porque a Monarch ganhou o direito de vender estes slots da própria corte britânica, algo que foi criticado pela indústria como a própria IATA.

É bom lembrar que EasyJet, Wizz e Norwegian também expressaram interesse na aquisição de slots, enquanto a Thomas Cook chegou até a fazer propostas sobre o produto. A Monarch estima que o valor de seus slots pode chegar a 60 milhões de libras esterlinas, embora os administradores da companhia e da própria IAG, que administra a British Airways, tenham negado fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Receba nossas newsletters