Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Caos aéreo na Europa pode custar até 1;5 bilhão de euros

.

.

Após a erupção de um vulcão na Islândia; estima-se que os voos europeus cancelados passem dos 63 mil; ocasionando prejuízos da ordem de US$ 200 milhões por dia nas companhias aéreas. De acordo com o relatório do Royal Bank of Scotland; o impacto pode custar até 1;5 bilhão de euros à companhias e empresas; já que muitos estão impossibilitados de retornar ao trabalho.
 
Os cancelamentos vêm ocorrendo desde o dia 15 de abril e já afetaram 6;8 milhões de passageiros. Este é o pior acontecimento para o setor aéreo desde o atentado de 11 de setembro de 2001; quando o espaço aéreo americano ficou fechado por três dias.
 
Atualmente; alguns países estão mantendo o tráfego aéreo parcial ou normal. Na manhã de hoje (20/04) Itália; Suíça e França abriram parcialmente seus aeroportos; especialmente para voos domésticos. Já a Hungria reabriu totalmente seu espaço aéreo. Espera-se que até quinta todos os aeroportos estejam normalizados.
 
No total; os aeroportos que funcionam em sistema normal ou parcial são Áustria; área dos Bálcãs; Bélgica; Bulgária; República Tcheca; Alemanha; Hungria; Portugal; partes da Itália e França; Grécia; Holanda; Noruega; Polônia; Espanha; Romênia; norte da Suécia; Suíça e Turquia.
 
A União Européia estuda aprovar uma espécie de compensação para diminuir o prejuízo pelos cancelamentos. Constantino de Oliveira; presidente da Gol; afirmou; em entrevista ao programa Conta Corrente; da Globo news; que é necessário uma mobilização das companhias aéreas para remanejar seu planejamento a fim de diminuir os impactos do caos aéreo. “Essa é uma situação muito difícil para as companhias e principalmente para os clientes. A mobilização das companhias aéreas é limitada por questões de infraestrutura e de pessoal; pois é importante respeitar a escala de trabalho e a segurança. Mas é preciso trabalhar para acomodar os milhões de passageiros; o que não é simples; e para isso; as companhias precisam se mobilizar e rever seu planejamento de malha aérea”; declarou em entrevista ao programa.
 
Constantino afirmou que a Gol não sofreu com a crise e que mesmo conexões para voos internacionais estão sendo operadas normalmente. “Não temos voos diretos para a Europa; mas temos acordos com diversas companhias européias. Entretanto os nossos voos domésticos; mesmo o que servem de conexão para os voos para a Europa; não foram afetados; e creio que nem serão”.
 
Já a Tam divulgou um comunicado afirmando que 51 voos da companhia foram cancelados. A companhia espera regularizar os voos em menos de uma semana; com a abertura dos aeroportos hoje. O comunicado da empresa também revela que a Tam pretende colocar voos extras para atender aos passageiros assim que as operações se normalizam. No caso de Madri; o voo da companhia segue normalmente.
Receba nossas newsletters