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Aviação

Centro de Manutenção da Latam em SP ganha competitividade e economia

Os passageiros poderão aproveitar e ter uma viagem de trem nas principais cidades alemãs

Os passageiros poderão aproveitar e ter uma viagem de trem nas principais cidades alemãs

A Latam Brasil acaba de informar que a internacionalização do aeroporto de São Carlos (SP) deve tornar o Centro de Manutenção da Latam (MRO) mais competitivo mundialmente. Isso se dá em razão da redução ​dos custos operacionais adicionais exigid​os com taxas aduaneiras, diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção da Latam MRO. ​A economia se inicia já em fevereiro de 2018 e poderá atingir até R$ 8,3 milhões​ em 2021.​

“Ao tornar o processo mais rápido e eficiente, projetamos um crescimento de 14% da demanda por manutenções pesadas das nossas aeronaves em São Carlos”, diz Alexandre Peronti, diretor geral do Centro de Manutenção da Latam (MRO). “Seremos responsável por 64% das manutenções do Grupo Latam, mantendo anualmente no país R$ 63 milhões, que seriam gastos contratando empresas externas para realizar estes checks”, completa.

A Latam informa que estes custos adicionais têm relação direta com as restrições legais que obrigavam as aeronaves provenientes do exterior a realizarem o desembaraço aduaneiro em aeroportos internacionais do Brasil, antes e depois do MRO, tais como no Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos ou São Paulo/Viracopos, por exemplo. Agora, com a internacionalização, as aeronaves irão direto para São Carlos, reduzindo de quatro para um dia o período​ de desembaraço aduaneiro.

Nos últimos anos, o Grupo Latam atuou em duas frentes para preparar o MRO para este momento de aumento de demanda a partir da internacionalização do aeroporto local. A primeira frente consistiu em um amplo e detalhado plano de aproveitamento de recursos e revisitação de processos internos. Com isso, o tempo de manutenção de um jogo de trem de pouso, por exemplo, foi reduzido de 90 para 45 dias. Atualmente, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos é responsável por realizar 50% das manutenções das 306 aeronaves do Grupo.

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