Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

CEO da American Airlines trata proposta da Qatar Airways como “intrigante”

1391031296000-GTY-161689921

Doug Parker

A oferta de mais de US$ 800 milhões que a Qatar Airways fará para adquirir 10% das ações da American Airlines não foi tão bem recebida pelo CEO Doug Parker. Tanto é que o executivo já enviou uma carta aos seus funcionários elucidando-os sobre o assunto. Para Doug Parker, esta oferta para investir na American é “intrigante” e acaba fortalecendo diretamente sua determinação e compromisso contra empresas que são ilegalmente subsidiadas.

É bom lembrar que há anos as companhias dos EUA acusam as aéreas do Golfo de receberem subsídios ilegais dos governos e, deste modo, crescerem de forma desordenada mundialmente. A carta enviada por Doug Parker ainda mostra que a investida da Qatar Airways não mexeu com os ânimos da companhia.

“Enquanto qualquer um pode comprar nossas ações no mercado, nós particularmente não estamos entusiasmados com a divulgação do interesse da Qatar Airways. Acreditamos que isto seja intrigante porque todos conhecem nossa posição pública extremamente contrária aos subsídios ilegais que Qatar, Emirates e Etihad têm recebido por todos estes anos de seus governos. Permanecemos compromissados com nossa opinião e assim continuaremos, mesmo com este potencial investimento”, disse.

Ainda de acordo com o executivo, a novidade pode ser intrigante, pelo lado mais otimista, e preocupante pelo lado pessimista. No entanto, Doug assegurou que seus funcionários não serão desencorajados e permanecerão sempre contra qualquer subsídio ilegal dentro da indústria de aviação comercial. Ele lembrou ainda que a companhia proibe a aquisição de mais de 4,75% das ações sem uma aprovação do conselho administrativo.

A Qatar Airways, por sua vez, já emitiu uma nota afirmando que o investimento inicial seria de até 4,75% e que a possível investida, uma vez concretizada, não teria qualquer envolvimento no gerenciamento, operações e governança da American Airlines.

Receba nossas newsletters