Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Companhias low-cost transportaram 28,3% dos passageiros globais em 2016

Ryanair-Aircraft-on-Ramp

Ryanair está entre as cinco maiores transportadoras de 2016 com 112 milhões de passageiros embarcados

A presença global das companhias de baixo custo já não é mais uma surpresa. Surpresa mesmo é o fato de duas das cinco empresas que mais transportaram passageiros em 2016 terem os seus modelos de negócio baseados no sistema low-cost. Como revelado pela IATA e divulgado pelo M&E nesta segunda-feira (09), Southwest Airlines e Ryanair estão entre as empresas que mais transportaram passageiros em voos comerciais durante o ano passado.

Southwest Airlines foi a companhia que mais transportou passageiros em 2016; confira ranking

Juntas, a norte-americana (151,8 milhões) e a irlandesa (112 milhões) completam a lista responderam por 163,8 milhões de passageiros embarcados no período de 12 meses, o que mostra a evolução do modelo low-cost em mercados considerados vitais para o desenvolvimento do setor: EUA e Europa. E este novo modelo de companhia aérea (NMA, em inglês), uma classificação em que as low-costs (LCCs) estão incluídas, já responde por 28,3% de todos os passageiros transportados em 2016, aumento de 1,2 pontos percetuais se comparado a 2015 (27,1%).

O tráfego global destas NMAs já chega a 20%, o que reflete de forma direta a concentração deste setor em viagens de curta distância. É o caso justamente das duas companhias que compõem o TOP 5 da maiores transportadoras de 2016. Enquanto a Southwest Airlines foca no mercado doméstico e opera internacionalmente apenas América Central, México e Caribe, a Ryanair expande suas operações por toda a Europa e Estados Unidos. Isto realça a capiralidade de ambas as companhias e seus respectivos focos em voos de curta distância, um sucesso garantido.

Receba nossas newsletters