Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Confira as companhias e alianças que mais embarcaram passageiros em 2016

b737-800_southwest_airlines

Southwest Airlines ficou na primeira colocação com 151,8 milhões de passageiros transportados, o que mostra a força e capilaridade da low-cost pelos Estados Unidos

Entre os inúmeros detalhes da indústria mundial de aviação comercial divulgados pela IATA nesta segunda-feira (9), estão os números relacionados as companhias e alianças aéreas que mais embarcaram passageiros durante os 12 meses de 2016. O ranking é composto pelas cinco maiores companhias e logo de cara percebe-se um domínio das norte-americanas. A Southwest Airlines, por exemplo, foi a companhia que mais transportou passageiros em 2016.

Exatos 3,8 bilhões de passageiros foram transportados em 2016, diz IATA

Juntas, três norte-americanas responderam por 439,3 milhões de pessoas embarcadas em 2016. A Southwest Airlines ficou na primeira colocação com 151,8 milhões de passageiros. American Airlines (144,2 milhões), Delta Air Lines (143,3 milhões), China Southern Airlines (114,5 milhões) e Ryanair (112 milhões) completam a lista.

Juntas, as cinco maiores transportadoras responderam por 665,8 milhões de passageiros embarcados. E neste caso, uma curiosidade: a Southwest Airlines chegou ao topo operando voos internacionais apenas para Caribe, México e América Central, o que mostra a força do mercado doméstico norte-americano de aviação comercial.

Os dados da IATA compilam voos nacionais e internacionais e mostram a força dos EUA, Europa e Ásia, visto que o ranking é composto por três companhias norte-americanas, uma chinesa e uma low-cost da Irlanda, que hoje já opera em boa parte da Europa. Agora com relação às alianças aéreas, A Star Alliance manteve sua posição como a maior de 2016 ao responder por 38% do tráfego total. Skyteam (33%) e oneworld (29%) completaram a lista.

Receba nossas newsletters