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Aviação

Conheça a nova cartada da Airbus para alavancar as vendas do A380

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Nem o lançamento do A380Plus mudou o panorama das vendas do superjumbo

Toda indústria de aviação comercial é hoje testemunha da dificuldade da Airbus de comercializar a família A380. Nem mesmo o A380Plus, lançado em junho passado, conseguiu retomar as vendas daquele que um dia surpreendeu o mundo pelo seu tamanho e capacidade de passageiros. A fabricante francesa se desdobra para receber mais ordens de encomenda do superjumbo. A última cartada foi feita essa semana: a oferta de uma parceria industrial com empresas chinesas a fim de assegurar novos contratos para o A380.

A informação foi divulgada pelo Financial Times. Conversas preliminares entre Fabrice Bregier, diretor Operacional da Airbus, e potenciais parceiros chineses já foram devidamente planejadas durante a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, à China. Uma vez concretizadas as parcerias, a Airbus espera alavancar a montagem final dos A330s que estão no centro de entregas em Tianjin, aberto em 2016, para voltar suas atenções ao A380s.

Uma potencial encomenda da China pode proporcionar uma sobrevida ao programa do A380. As companhias chinesas podem se tornar uma grande alternativa à Emirates, que é de longe a maior cliente do superjumo. Isto porque a Emirates tem até o momento 142 unidades encomendadas, e não tem previsão de realizar novos investimentos. Para se ter uma noção da situação da aeronave, a última encomenda realizada ocorreu no começo de 2016, isto mesmo após o lançamento do A380Plus, comos mencionamos no começo desta matéria.

A CHINA É O MERCADO DA VEZ

A China tem tudo para se tornar a nova válvula de escape da francesa para comercializar o superjumbo. Em setembro, enquanto a Emirates continuava “em cima do muro” com relação a possibilidade de encomendar novos A380s, a Airbus pôde celebrar um certo alívio para o programa de desenvolvimento da maior aeronave comercial do mundo. Isto porque, de acordo com o diretor da Airbus para a China, Eric Chen, as companhias nacionais necessitariam de 60 a 100 unidades do A380 para os próximos cinco anos

Enquanto o mercado chinês ainda fica na promessa, até o momento a Airbus só vendeu e entregou cinco A380s para a China Southern Airlines. “Quando olhamos para o fluxo de mercado, o fluxo de passageiros, rota por rota, e a economia, nos tornamos confiantes de que as companhias precisarão de no mínimo 60 A380s nos próximos 5 a 7 anos”, disse Chen.

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