Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda do transporte aéreo de carga cresceu 8% em janeiro

Cargueiro russo pousou no Aeroporto de Fortaleza (Foto: Divulgação/Infraero)

Demanda, medida em quilômetros por tonelada, registrou aumento de 8%.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados globais de carga aérea que mostram aumento de 8,0% na demanda, que é medida em quilômetros por toneladas de carga (FTKs), em janeiro de 2018 em relação ao período anterior. Esse valor foi maior que o crescimento anual de 5,8% registrado em dezembro de 2017.

A capacidade de carga, medida em quilômetros por toneladas de carga disponíveis (AFTKs), aumentou 4,2% na comparação ano a ano em janeiro de 2018.

O ritmo positivo contínuo no crescimento da demanda por transporte de carga em 2018 reflete o fato de que os fatores de crescimento continuam favoráveis. A demanda global por exportações da manufatura está em alta, e para atender a essa demanda, aumentou o prazo de entrega da cadeia de suprimentos. Consequentemente, a demanda por transporte aéreo de carga pode se fortalecer, com as empresas buscando entrega mais rápida para compensar os tempos de produção mais longos.

“Com crescimento de 8% em janeiro, o setor de transporte de carga aérea teve um bom início de 2018, após um ano excepcional em que a demanda cresceu 9%. Nossa expectativa é que a demanda por transporte aéreo de carga apresente uma taxa de crescimento mais normal em 2018, perto de 4,5%. Mas existem fatores contrários também. Se o Presidente Trump cumprir sua promessa de impor sanções às importações de alumínio e aço, existe um risco real de uma guerra comercial. Ninguém ganha com fortes medidas protecionistas”, disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.

Receba nossas newsletters