Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda por voos domésticos tem terceiro mês seguido de alta; veja os dados

Movimentação no Aeroporto de Brasília (Foto: Divulgação Aeroporto de Brasília)

Movimentação no Aeroporto de Brasília (Foto: Divulgação Aeroporto de Brasília)

Após voltar a crescer em março após um longo período de baixas, a demanda por viagens aéreas dentro do país engatou o terceiro mês consecutivo de crescimento, com alta de 2,55% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado. A taxa, no entanto, apresenta queda se comparada com os resultados de março e abril, de 5,90% e 3,20%, respectivamente.

Na mesma base de comparação, a oferta registrou expansão de 3,24%, superior à evolução da demanda. O descompasso levou à piora do fator de aproveitamento, que caiu 0,53 ponto percentual, situando-se em 77,92% de ocupação dos assentos disponíveis no período. Foram 7,1 milhões de viagens domésticas realizadas no mês, alta de 4,12%.

Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)referentes às operações de Avianca, Azul, Gol e Latam, que respondem por mais de 99% do mercado doméstico. Observando os resultados do mês de maio na série histórica, em termos absolutos, à exceção de maio de 2016 os números da oferta são os mais baixos desde 2012, enquanto os da demanda, do volume de passageiros e do fator de aproveitamento são os mais baixos desde 2013.

INTERNACIONAL
No mercado internacional, com crescimento de 11,98% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, a demanda das associadas Abear permaneceu em alta pelo oitavo período seguido. Ainda que em patamar distinto do mercado doméstico, também nesse caso as taxas de evolução têm sido gradualmente mais baixa ao longo dos últimos três meses.

Na mesma base temporal, a oferta registrou expansão de 8,90% no mês. Com a demanda avançando mais fortemente do que a oferta, o fator de aproveitamento teve melhoria de 2,33 pontos percentuais, situando-se em 84,58% de ocupação dos assentos disponíveis. Somaram 617 mil passageiros transportados nas rotas internacionais pelas aéreas brasileiras, alta de 8,98% sobre o mesmo mês do ano passado.

ACUMULADO

No acumulado de janeiro a maio desse ano a demanda doméstica tem crescimento de 0,90% na comparação com igual período de 2016. A oferta, por outro lado, apresenta ligeiro recuo de 0,04%. O fator de aproveitamento registra aprimoramento de 0,75 ponto percentual (80,32% de ocupação). O volume de passageiros avança 0,18%, somando 36,4 milhões de viagens realizadas.

No mesmo período, no mercado internacional a demanda tem crescimento acumulado de 11,19%. A oferta cresceu menos, 6,20%, levando a uma melhoria de 3,83 pontos percentuais do fator de aproveitamento (85,34% de ocupação). Foram 3,4 milhões os passageiros internacionais transportados nos cinco primeiros meses de 2017, o que representa avanço de 10,70% sobre o total do ano anterior.

 

Receba nossas newsletters