Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Diário de Bordo: emoção e adrenalina em Chengdu

João Pita

João Pita

João Pita já está preparado para as primeiras reuniões da World Routes. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na cidade de Chengdu, na China. Este é o principal evento do mundo do setor e coloca companhias e aeroportos frente a frente para o desenvolvimento de novos voos. Durante os próximos dias, o executivo trará as principais notícias e tendências do evento com exclusividade, como correspondente especial para o M&E Notícias de Turismo.

Se você perdeu o primeiro post, do dia 20, leia aqui: Preparando a World Routes. O segundo foi o Saindo de GRU rumo a Chengdu. O terceiro: Primeira parada Abu Dhabi. A seguir, veja o texto mais recente, no qual ele conta as impressões do quinto dia de viagem.

Dia 5

Diário de Bordo: Emoção e Adrenalina em Chengdu

Chegou o dia das primeiras reuniões. A ansiedade é grande, pois não é tão simples apresentar em 20 minutos o que levou horas, dias, para ser preparado. O discurso e a estratégia têm que estar bem organizados para que as ideias e a exposição sejam coerentes e sem grandes sobressaltos. Enfim, o dia correu bem.

As reuniões eram compostas por cias aéreas, aeroportos e entidades de Turismo. A gente se movimenta muito dentro do anda-se sempre de um lado para o outro, sem parar um momento. As reuniões são feitas em dois locais distintos: em pequenas mesas de reunião, existem cerca de 500 divididas em cinco áreas, ou nos estandes e chalés que empresas e aeroportos podem alugar e utilizar. Até nos habituarmos à localização de cada grupo de mesas e estandes, há uma correria para chegar de uma reunião para outra. Em cada bloco, temos 20 minutos de reunião e 10 minutos para nos deslocarmos de um lado para o outro. Parece muito mas não é. Estamos sempre correndo.

Infelizmente, não podemos falar muito sobre o conteúdo específico das reuniões, pois, como muito conteúdo é estratégico, pedem confidencialidade. Falamos, em textos anteriores, que preparamos objetivos e material específico para cada reunião. Quando nos sentamos à mesa, abrimos o tablet e começamos a apresentar o material que preparamos. Um ponto importante é estabelecer um plano de ação para cada empresa e obter respostas diretas. Esse plano e essas respostas permitem fazer o nosso trabalho de casa: preparar documentação adicional, falar com aeroportos, engajar com agências de viagens e de turismo. No médio prazo, são subsídios para a atualização da nossa estratégia de atuação.

Você sabia?
Que a estratégia de engajamento de mercado com companhias aéreas é atualizada todo o ano? O mercado é tão dinâmico que, a cada 12 meses, é preciso fazer uma forte revisão da estratégia, analisar o que mudou e pensar como podemos melhorar o que fazemos. A indústria de aviação exige pró-atividade dos profissionais a todo momento.

Que as conversas com os aeroportos são de grande utilidade para partilhar informação e discutir de forma estruturada a estratégia percepcionada das empresas aéreas? A partilha de informações e a construção de material comum mostram às empresas aéreas o engajamento dos dois aeroportos que fazem parte da nova rota. Em um momento apropriado, esse material é mostrado em uma reunião tripartite. O GRU Airport participa deste tipo de ação regularmente.

Amanhã, é o dia mais agitado da Conferência: são 18 reuniões seguidas pelo jantar de gala. É difícil falar com os amigos que já fizemos, devido à correria do evento. Mas o jantar de gala é, sem dúvida, a melhor oportunidade para deixar o trabalho para trás e falar de outros temas. A melhor parte da Conferência são os amigos que vamos fazendo e dos quais sentimos saudades ao longo do ano.

Até amanhã.

Receba nossas newsletters