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Aviação

Diário de Bordo: goodbye, Chengdu!

João Pita

João Pita

João Pita conta como foi o último dia da World Routes. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro, na cidade de Chengdu, na China. Este é o principal evento do mundo do setor e coloca companhias e aeroportos frente a frente para o desenvolvimento de novos voos. O executivo trouxe as principais notícias e tendências do evento com exclusividade, como correspondente especial para o M&E Notícias de Turismo.

Se você perdeu o primeiro post, do dia 20, leia aqui: Preparando a World Routes. O segundo foi o Saindo de GRU rumo a Chengdu. O terceiro: Primeira parada Abu Dhabi. Na última segunda-feira (26), ele enviou o Emoção e adrenalina em Chengdu. Em seguida, publicamos o Diário de Bordo: Global Center – o maior edifício do Mundo. A seguir, veja o texto mais recente:

Dia 7
Diário de Bordo: Goodbye, Chengdu!
Terminou! Depois de 45 reuniões oficiais, várias conversas informais e encontros com amigos, chegou ao fim mais uma edição do World Routes. A próxima, que já está sendo planejada, será em Barcelona, em setembro de 2017. Até lá, teremos a conferência regional em Las Vegas, em fevereiro do ano que vem. O trabalho está apenas começando. O desenvolvimento de rotas aéreas e de mercados aéreos é um processo contínuo que não tem fim. São iterações sucessivas para o objetivo final: dar mais conforto a quem viaja, aumentando os tipos de serviço que estão à disposição e, com isso, facilitando o planejamento de uma viagem. Quem está, como todos nós, no mercado do Turismo, sabe bem do que estou falando.

Perguntam-nos qual o plano de ação com que saímos do World Routes. O que fazem entre as conferências. Bom, antes de tudo, enviamos as apresentações para as empresas aéreas, complementando a informação com o que nos foi pedido e incluindo novos dados que surgiram nas conversas e que entendemos ser úteis. Aproveitamos este momento para consolidar a relação entre as empresas e para ter um canal direto com pessoas com poder de decisão dentro das companhias.

Depois de fazer essa primeira fase, olhamos para dentro. Refletimos, discutimos e analisamos o que nos foi dito: plano de curto, médio e longo prazos das empresas; prioridades; melhoria do mercado. Com isso, procuramos apresentar a nossa diretoria uma “fotografia” anual de quais empresas e quais voos são mais factíveis de virem para o GRU Airport e quais os desafios que temos pela frente para que os planos se concretizem.

Com esta fase terminada, é tempo de regressar aos números. Analisar as tendências e aprofundar o modelo de negócio das rotas / empresas aéreas que entendemos 1) prioritárias; 2) factíveis de trazer para o GRU Airport no curto prazo. Esse é um momento crítico da nossa estratégia: como engajar melhor? Quais dados de mercado são os que podem fazer as empresas decidir em nosso favor?

Você sabia?
Que para fazer um voo diário de trajeto longo – América do Norte, Europa, Oriente Médio – uma empresa aérea precisa de mais do que duas aeronaves dedicadas para esta rota, com um investimento acima dos 400 milhões de dólares? Habitualmente, as empresas aéreas combinam o mercado do Brasil com os mercados da Ásia, aproveitando para rodar as aeronaves no sentido Ásia – Europa/Estados Unidos – Brasil – Europa/Estados Unidos – Ásia. Dessa forma, utilizam a aeronave mais horas e reduzem a sua necessidade de frota.

Para os mercados de mais longo prazo, o engajamento com agências de Turismo e de Viagens é essencial. É preciso criar plataformas para apresentar ao setor o potencial dessas regiões como polos de turismo e de desenvolvimento econômico. Para ajudar nessa tarefa, falamos com mais de 15 aeroportos e agências de promoção turística. Com cada uma delas traçamos um plano para trabalhar no Brasil e em São Paulo os respetivos mercados. Com esse objetivo, o GRU Airport conta com a Anita Stuani, profissional da área da comunicação que se juntou à equipe de Negócios Aéreos para trabalhar no que chamamos Passenger Development.

A sua primeira responsabilidade é liderar a participação do GRU Airport na ABAV. É isso mesmo, na ABAV que começa hoje em São Paulo. Como falei antes, o desenvolvimento de mercado não para. No dia seguinte ao Routes, começa a ABAV. E o GRU Airport está presente no evento, pela primeira vez, com um estande próprio. Nesse espaço, para o qual todos os leitores estão convidados, é possível encontrar informações sobre os serviços oferecidos pelo aeroporto, detalhes sobre os nossos principais destinos e tomar um café enquanto falamos de possíveis desdobramentos da aviação. No primeiro dia da ABAV, o GRU Airport vai fazer um importante lançamento. Esperamos todos no auditório do Mercados e Eventos às 14h.

Um momento final para agradecer ao Bruno Madureira e ao resto da equipe que se dedicou de forma incrível à preparação do World Routes. Tímido, o Bruno, não quis aparecer nas fotos do evento, mas foi uma peça imprescindível do xadrez estratégico que montamos. Um líder é o resultado das expectativas da sua equipe em relação a ele. Estou muito feliz e agradecido pelo grupo de pessoas com quem trabalho.

Agora é tempo de regressar. Descansar o máximo possível no voo de regresso a São Paulo para estar pronto para a ABAV. Fiquem ligados porque o diário de bordo continua até ao final da semana.

Até amanhã.

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