Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Finnair passa a pesar seus passageiros antes do embarque

n880_1133913600_A350-900_Finnair_Dec2014_04

Companhia diz que é uma pesquisa voluntária

Acredite se quiser: a companhia finlandesa Finnair começou a pesar seus passageiros antes do embarque em voos que partem da capital Helsínquia. Em nota, a maior companhia do país afirmou que o processo de pesagem é fundamental para o cortes de gastos operacionais, visto que é possível estimar de forma detalhada a quantidade certa de combustível pelo peso total da aeronave. Assim como todas as outras companhias, a Finnair era obrigada a utilizar a estimativa de peso divulgada pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) há oito anos.

Com isso, a aérea deixa claro que saber o peso dos passageiros antes do embarque não é um exercício para envergonhar aqueles que se encontram acima do peso. Tanto é que a pesagem é totalmente voluntária e acontece durante o check-in no Aeroporto Internacional de Helinski. Até a última sexta-feira (02), mais de 200 passageiros já tinham aceitado participar desta pesquisa detalhada para tentar cortar os gastos da Finnair. A meta é pesar até 2.000 pessoas para obter um resultado satisfatório.

Em entrevista a rede BBC, o diretor de Comunicação da Finnair, Paivyt Tallqvist, afirmou que “as companhias sabem o peso das aeronaves, sabem o peso das malas que são despachadas, mas não sabem o peso de seus passageiros”, o que pelo menos para a Finnair começou a mudar. É bom lembrar que este novo “modelo de pesagem” já tinha sido anunciado pela Uzbekistan Airlines, lá em 2015, mas na época o objetivo tinha a ver com razões de segurança. Em outubro de 2016, a Hawaiin Airlines também realizou o mesmo procedimento: a pesquisa de pesagem de passageiros acabou durando seis meses.

Receba nossas newsletters