Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol sente o impacto da redução no corporativo e retira 21 aeronaves de serviço

Gol viu mercado corporativo despencar na participação da receita total da companhia para 58%

Paulo Kakinoff, presidente da GolO presidente da Gol, Paulo Kakinoff, durante teleconferência de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (12) para abordar os resultados do primeiro trimestre de 2016, afirmou que entre as estratégias que fazem parte do plano de restruturação da companhia, já em fase final, está a retirada de 21 aeronaves das operações já este ano. “Isso faz com que a Gol tenha uma economia de R$ 220 milhões, fator considerado indispensável dentro do ajuste rápido à demanda atual”, disse.

Com atuais 143 aeronaves na frota, que atendem 65 destinos, Kakinoff afirma que “este é o primeiro trimestre que estamos mostrando resultados desta novas estratégias de restruturação”, que estão incluídos uma série de fatores como: redimensionamento da malha aérea, contratação de funcionários em meio período, redução das despesas gerais e renegociação com novos fornecedores.

Tudo para tentar fugir dos imbróglios que deram início a uma deteriorização no país lá em 2014, piorando em 2015, incluindo a redução da capacidade, enfraquecimento da economia, desvalorização do Real frente ao Dólar e aumento da concorrência. “Fatores que reduziram significativamente nosso fluxo de caixa”, disse. “Todo este cenário fez com que os resultados piorassem ainda mais. Neste mesmo período, o setor de aviação foi afetado de forma adversa por conta da falta de demanda e depreciação da moeda brasileira”, completou.

“Apesar dos preços do petróleo terem diminuido 48%, nossa despesa com combustível teve uma queda de apenas 14% por conta da deterioziação do Real frente ao Dólar. É neste cenário de total deteriorização macroeconômico que nós vimos uma redução acentuada da demanda em segmentos específicos, especialmente nas viagens corporativas que reduziram para 58% o total da nossa receita, contra uma média histórica de 70%. Nossa receita, consequentemente, foi negativamente impactada”, disse.

Receba nossas newsletters