Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Grupo Latam inicia operações comerciais e aposenta oficialmente a marca Tam

LATAM_GRU Airport_Web_1

Feliz daquele que embarcou no primeiro voo Latam (Foto: Latam/Divulgação)

Muito mais do que o começo de um novo capítulo, a aviação comercial na América do Sul hoje inicia uma nova história. O lado “português” da América do Sul nesta quinta-feira (05) acordou um pouco mais azul, enquanto o lado esquerdo e “espanhol” do mapa ganhou tons de vermelho com o amanhecer do dia. Era o exato momento em que saíam de cena as honradas, premiadas, dedicadas, idolatradas, movimentadas e amadas Tam e Lan, para a entrada definitiva do Grupo Latam e suas cores azul e vermelho.

“Hoje, inicia-se um novo capítulo da história da aviação da América Latina e do mundo. A Latam começa a oferecer aos seus clientes mais do que uma nova marca, mas também uma nova experiência de viagem. A marca LATAM nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revelou Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.

LATAM_GRU Airport_São Paulo_by Marcio Jumpei _ LATAM 28

Já sem o adesivo, o B767-300ER PT-MSY iniciou as operações internacionais do Grupo Latam com o voo JJ8118 GRU-SCL (Foto: Divulgação/Latam)

Três voos nesta quinta-feira, dia 05 de maio, estrearam está nova e definitiva história. Além disso, 13 aeroportos em todo o mundo começam a adotar a nova identidade e um novo site entrou no ar: www.latam.com.

• JJ8118, na rota São Paulo/Guarulhos – Santiago, com saída prevista para as 9h05*, operado por Boeing 767
• LA2634, Santiago – Lima, com saída prevista para as 9h10*, operado por Airbus A319
• JJ3579, na rota São Paulo/Guarulhos – Brasília, com saída prevista para as 14h20*, operado por Airbus A319

A partir do mês de maio, os passageiros também já verão 13 aeroportos com a nova identidade LATAM: Bogotá, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Guayaquil, Lima, Madri, Miami, Nova York/John F. Kennedy, Quito, Rio de Janeiro/Galeão, Santiago, São Paulo/Congonhas e São Paulo/Guarulhos.

Esses locais contarão com nova sinalização nos balcões de check-in e nas lojas, cartões de embarque e etiquetas de bagagem LATAM, além de nova identidade nas salas VIP. Assim como as aeronaves, o processo completo de mudanças em todos os aeroportos onde a companhia opera deverá ocorrer em até 3 anos.

Outros marcos históricos também aconteceram nos últimos 15 dias. No dia 28 de abril, o Grupo Latam reunia o trade para apresentar sua nova identidade visual, ao divulgar todos os produtos e aeronaves com as cores em vermelho e azul. Três dias depois, no dia 01 de maio, a primeira aeronave do Grupo Latam decolava de forma oficial não-comercial para buscar a Tocha Olímpica da Rio 2016 em Genebra, na Suíça: um B767-300ER PT-MSY adesivado exclusivamente para a ocasião.

Tam chega ao fim
tam

Vai deixar saudade…

No dia 12 de maio de 1976 nascia, em São Paulo, o Transporte Aéreo Marília, mais conhecido como TAM, que se transformou em uma das maiores e mais bem-sucedidas companhias aéreas na indústria da aviação brasileira, ao lado de gigantes e já aposentadas Varig, Vasp e Transbrasil.

Perto de chegar aos 40 anos de idade e de história, tons de azul foram incorporados à marca. A partir deste momento, dia 05 de maio de 2016, a Tam deixava de existir. Para os mais saudosistas, ainda vai dar para matar a saudade por conta de um grande número de aeronaves que precisarão ser pintadas ao longo do tempo, atuais 323 unidades, se contarmos já com a frota das já antigas Lan e Tam.

Fundada por dez pilotos de aviões monomotores, o Taxi Aéreo Marília surgiu bem antes, lá em 1961. Na época, eles faziam o transporte de cargas e passageiros no Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Após seis anos o grupo foi comprado pelo empresário Orlando Ometto e teve a sua sede transferida para São Paulo.

Em 1971 o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em sua fundação, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa.

Em 1976 a empresa passou a se chamar apenas TAM, ano em que Rolim detinha 67% do capital. Na década de 1980, a companhia começou a utilizar o Fokker F27, substituindo os EMB-110. Em 1981 chegou a marca de um milhão de passageiros transportados. Em 1991 recebeu seus Fokker 100 e pouco tempo depois passa a ser maior operadora desta aeronave no mundo.

Em 1998 foram entregues para a TAM os primeiros Airbus A330 e a empresa fez o seu primeiro voo internacional, na rota de São Paulo para Miami. Em 1999 lançou sua primeira rota para a Europa, tendo como destino a cidade de Paris. Em 2004 aumentou a frequência diária de viagens para os Estados Unidos e Europa, passando a ter 24 frequências diárias.

Receba nossas newsletters