Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Grupo Lufthansa tem crescimento de 99% de lucro operacional no 1° semestre

A aeronave A380, da Airbus, é atualmente o maior avião comercial do mundo (Foto: Divulgação)

A Lufthansa comemorou os bons resultados do primeiro semestre (Foto: Divulgação)

O Grupo Lufthansa, do qual fazem parte a companhia alemã, SWISS, Austrian, Eurowings e Brussels, declarou nesta quarta-feira (02) ter alcançado um lucro operacional de 1,04 bilhão de euros, o que representa um incremento em 99% relativamente aos primeiros seis meses de 2016. O Grupo ainda registrou aumento da receita total em 12,7%, passando para 17,0 bilhões de euros, enquanto a receita do tráfego subiu 14,2% para 13,3 bi de euros.

O indicador financeiro EBIT ajustado quase dobrou para mais de 1 bilhão de euros (no ano passado, no mesmo período: 529 milhões de euros), dando ao Grupo Lufthansa o melhor primeiro semestre da história em termos de resultados. A performance de ganhos é atribuída primeiramente para a forte demanda e baixo custo unitário nas companhias aéreas do grupo. Custos unitários, exceto combustível e os efeitos do câmbio, caíram 1,2% no primeiro semestre, e cerca de 3,4% somente no segundo trimestre.

“Nós atingimos o melhor resultado de primeiro semestre da história da nossa companhia”,  disse Ulrik Svensson, Chief Financial Officer da Deutsche Lufthansa AG. “Além da demanda forte e do ambiente de preços favorável, isso pode ser atribuído ao fato de que obtivemos uma redução estrutural de custos. Nosso duro trabalho de cortar nossos custos está trazendo recompensas. E precisamos continuar com esta empreitada: este é o mais importante caminho para aumentar nossas margens de maneira sustentável.”

O lucro líquido para o primeiro semestre de 2017 chegou a 672 milhões de euros, um aumento de 56,6% sobre o mesmo período do ano anterior (ano anterior: 429 milhões de euros). O fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou mais de 1 bilhão de euros, chegando a 3,2 bilhões de euros.

“Nossos principais indicadores financeiros foram melhorados significativamente”, Ulrik Svensson confirmou. “Nosso fluxo de caixa livre praticamente dobrou, e nossa dívida financeira líquida foi reduzida a menos da metade. Receitas maiores e custos menos nos permitiu financiar de forma sólida os investimentos necessários para novas aeronaves e um produto atraente. Tudo que é vital para manter nossa empresa como a número 1 da Europa.”

Em comunicado oficial a companhia atribui essa progressão “principalmente a forte procura e aos menores custos unitários” nas suas companhias de transporte aéreo de passageiros.No mesmo período o grupo gerou 16,9 bilhões de euros em receitas no semestre, o que implica numa alta de 12,7%. Já as receitas de tráfego cresceram 14,2%, atingindo a cifra de 13,2 bilhões de euros.

Receba nossas newsletters