Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

IATA: apesar de crescimento da demanda, companhias lucram menos no 1T17

shutterstock_192070256_low

Desafio é diminuir os custos operacionais

A IATA (Associação Internacional dos Transportes Aéreos) divulgou esta semana um grande balanço da indústria mundial da aviação comercial neste 1° trimestre de 2017. Os resultados, as tendências e as expectativas dos grandes líderes e diretores financeiros de companhias renomadas internacionalmente foram revelados numa pesquisa surpreedente realizada neste mês de abril.

De acordo com os executivos, houve uma queda geral de lucros neste primeiro trimestre do ano, se comparado ao ano de 2016, o que mostra que os ganhos da indústria chegaram a um certo pico no primeiro semestre de 2016. No entanto, os líderes da indústria acreditam que a lucratividade voltará a crescer já nos próximos 12 meses, embora esta alta seja mais tímida se comparada ao que foi dito durante pesquisa realizada no mês de janeiro.

Outro ponto negativo é o aumento dos custos operacionais neste 1° trimestre, revelado por cerca de 41% dos entrevistados. Esta é a maior proporção em quatro anos e reflete uma combinação do aumento do preço do combustível com o aumento do custos de trabalho. A previsão é que esta tendência continue pelos próximos 12 meses, o que pode fazer este número chega ao maior nível desde abril de 2012.

Pelo lado da demanda, a pesquisa revelou que o crescimento foi robusto tanto no transporte de passageiros, quanto no transporte de cargas neste 1T17. Os participantes afirmaram que prospectam dados muito positivos para este ano no quesito: mais de 75% esperam crescimento na demanda de passageiros. Com relação ao transporte de cargas, esta é a primeira vez em que a expectativa cresce nas últimas quatro pesquisas.

Os postos de trabalho no mercado aeroviário cresceram pelo nono trimestre consecutivo. Mais de 1/3 dos entrevistados afirmou que o nível de pessoas empregada aumentará ainda mais nos próximos 12 meses.

Receba nossas newsletters