Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata: demanda global tem aumento expressivo de 7,8% em junho; Brasil equilibra

de-juniac

Alexandre de Juniac, CEO da IATA

Dia 03 de agosto de 2017, quinta-feira escolhida pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) para divulgar os resultados de tráfego e demanda global de passageiros para o mês de junho. A demanda (medida em RPKs) teve um crescimento expressivo de 7,8% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A Iata informa que este aumento está em linha com os 7,7% de crescimento registrado em maio e que todas as regiões estudadas apresentaram índices positivos. A capacidade global (medida em ASKs), por sua vez, cresceu 6,5% se comparado à junho de 2016. Esta equação produziu uma taxa de ocupação média de 81,9%, aumento de 1,0 p.p.

Untitled

Resultados divididos por regiões

Destaque, também, para os seis primeiros meses do ano, quando a indústria obteve o crescimento mais rápido dos últimos 12 anos nos primeiros seis meses do ano (+7.9%) e registrou uma taxa de ocupação média de 80,7%. “Um momento mais calmo e brilhante da economia e bilhetes com preços menores estão mantendo a demanda para viagens extremamente sólida. Mas se os custos operacionais aumentarem, o estímulo por preços baixos irá provavelmente cair”, disse o CEO da Iata, Alexandre de Juniac. “Temos que olhar cuidadosamente para certas incertezas como o próprio Brexit. No entanto, ainda acreditamos que 2017 terá um crescimento acima da média”.

Untitled2

Resultados dos principais mercados domésticos mundiais

Com relação somente ao mercado doméstico brasileiro, o mês de junho apresentou um crescimento de 1,6% na demanda (medida em RPKs), enquanto a capacidade teve um leve recuo de 0,7%, isto se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Esta equação produziu uma taxa de ocupação média de 79,9% para o sexto mês de 2017, aumento considerável de 1,8% se comparado a junho de 2016.

Agora, se formos expandir um pouco mais o raio de compilação de mercado, a Iata também divulgou os números das companhias aéreas da América latina: crescimento de 9,7% na demanda e aumento de 9,1% de capacidade. A taxa de ocupação média para o mês também cresceu (0,4%) e chegou aos 82,1%.

Receba nossas newsletters