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Aviação

Índice de satisfação dos aeroportos brasileiros cresce 14% desde 2013

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Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do Brasil

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil completou cinco anos. Neste período, a percepção dos 327.537 passageiros ouvidos mostrou que os principais terminais brasileiros foram evoluindo com o tempo. Enquanto em 2013 a nota média dos aeroportos era de 3,86, agora no 1° trimestre de 2018 o número chegou a 4,30. Isto significa que após 20 trimestres, o indíce de satisfação geral cresceu 14%.

Confira o relatório completo AQUI

O Aeroporto de Curitiba foi considerado o melhor do Brasil, com a maior nota na satisfação geral dos passageiros registrada em 9 das 21 rodadas da pesquisa; seguido de Viracopos (SP), oito vezes; e Recife (PE), duas. Por outro lado, o Aeroporto de Manaus teve a maior evolução na satisfação geral do passageiro: 34%. O indicador no qual o viajante responde se está satisfeito com a situação geral do aeroporto colocou ainda  Confins (MG) em segundo lugar com 32%, seguido de Campinas e Brasília, empatados com 22%. Fortaleza registrou uma piora de 5%.

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Média geral dos principais aeroportos brasileiros

“Os resultados mostram que estamos caminhando para a maturidade e a consolidação da gestão aeroportuária”, avalia o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, acrescentando que num futuro próximo os terminais do país vão estar no mesmo nível de excelência dos aeroportos europeus e norte-americanos.

O 1° TRIMESTRE DE 2018

Cerca de 87% dos passageiros consideraram os 20 aeroportos avaliados como “bons” (4) ou “muito bons” (5). No mesmo período de 2016, o percentual era de 86%. A média do índice geral de satisfação foi de 4,30. E pela primeira vez na série histórica houve um empate para o melhor aeroporto do Brasil na percepção dos passageiros: Curitiba (PR), administrado pela Infraero, e Campinas (SP), gerido pelo consórcio Aeroportos Brasil Viracopos, tiveram a melhor avaliação na opinião dos passageiros, com nota 4,63. Em terceiro ficou Confins (MG), com 4,62.

O Aeroporto de Salvador (BA) conseguiu ultrapassar a meta de nota 4 estabelecida pelo governo e alcançou nota de 4,2 na satisfação geral do passageiro. Em um ano, o terminal teve uma evolução de 11% no indicador satisfação geral. Em 2017, o terminal foi leiloado pelo governo federal e arrematado pela operadora francesa Vinci Airports, que passou a operar integralmente o aeroporto no início deste ano, no lugar da Infraero.

Os únicos terminais que ficaram abaixo da meta na satisfação geral foram Florianópolis (SC) e Vitória (ES), que tiveram notas de 3,58 e 3,80, respectivamente. Já os terminais de Brasília (DF), Recife (PE) e Fortaleza (CE) registraram quedas percentuais na satisfação geral dos passageiros de 4,4%, 5,6%, 3,6% e 3,2%, respectivamente.

AÉREAS – No caso das companhias aéreas, a Azul teve o melhor resultado do trimestre nos quesitos “tempo médio de espera na fila para embarque doméstico” (10min 08seg); “espera na fila do balcão de check-in” (5min e 25 seg); e no “tempo médio da restituição da última bagagem” (5min e 50seg). A Latam ficou com o melhor tempo na “restituição da primeira bagagem” (8min e 37seg).

BALANÇO DO CUSTO-BENEFÍCIO NOS AEROPORTOS

Nestes cinco anos, os indicadores “custo-benefício dos produtos comerciais” e “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” foram os que mais evoluíram: 29% (2,4 para 3,17) e 27% (2,25 para 2,87), respectivamente, mesmo não atingindo a meta do governo, que é nota 4 para cada indicador. A “sensação de segurança nas áreas públicas”, embora dentro da meta, foi um dos itens com menor evolução 4% (4,1 para 4,3).

Em relação à infraestrutura, os passageiros estão mais satisfeitos com a “qualidade de internet-Wi-Fi”, que teve uma evolução de 15,1% (3,0 para 3,5); com o “conforto térmico”, que progrediu 9,6% (3,9 para 4,4); com o “conforto acústico”, 10% (3,9 para 4,2); além da “limpeza geral”, 9,4% (4,1 para 4,5).

 

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