Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Hotelaria

Kayak revela que pesquisas de viagens via iPhone crescem, mas desktop continua líder

Pesquisa da Kayak aponta tendências de mercados.

A empresa de viagens online Kayak fez um levantamento sobre os modos de pesquisas de viagens online feitas pelos usuário, destacando com ela que 58% dos brasileiros utilizam o computador para fazê-la. Dentre os celulares, apesar da maior parte da população possuir Android, são os usuários do iPhone quem mais tem o hábito de realizar essas pesquisas.

Analisando as buscas feitas em aplicativos móveis, houve um crescimento de 10% no ano passado, sendo que dos 19% que agora usam, 13% o fazem via iPhone – e apenas 2% via tablet. A pesquisa ainda relatou que o Brasil é o terceiro na lista dos viajantes conectados.

Passagens e Hotéis

A mesma pesquisa salientou que a economia ainda é mais importante para o brasileiro que o conforto, principalmente nas compras de classes de voos. A classe executiva, por exemplo, é primordialmente comprada via iPhone e só corresponde a 3% das buscas.

Também usuários de iPhone lideram as buscas por categorias hoteleiras de luxo, em uma forte tendência. Os hotéis 4 estrelas tiveram procuras em 37% (contra 24% do ano passado), e os 5 estrelas passaram para os 20% (e não mais 13%). Os usuários de desktop são os que mais consideram acomodações “sem estrelas”, e a preferência geral do brasileiro é de 3 estrelas – a dos usuários móveis da Apple, é de 4 estrelas.

Com a crise e procura de viagens mais baratas, os brasileiros mudaram seus destinos-foco para o mercado nacional. A média dos preços de passagens buscadas caiu 46% no desktop, 24,5% via iPhone e 9% via Android. Dentre hospedagem e bilhetes aéreos, o brasileiro prefere economizar no segundo para investir mais no primeiro.

Outras tendências

O tempo de pesquisa de passagens também reduziu de cinco para dois minutos, sendo que os dias de mais pesquisas são domingos e quartas-feiras; os horários, às 10h e durante almoço. Quanto aos hotéis, a média de pesquisa é de 3 minutos.

O brasileiro também costuma reservar sua viagem em média com um mês e 11 dias de antecedência, e uma média de 40 dias para hotéis. O aluguel de carro costuma ser feito 11 dias antes da viagem.

Receba nossas newsletters