Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

LATAM e AA firmam parceria em voos, cargas e passageiros; Cade aprova acordo

aa-latam

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quinta-feira (14) um acordo entre a Latam e a American Airlines para o compartilhamento da malha aérea de passageiros e cargas em rotas entre a América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá) e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).

O avião, modelo A330 da Airbus, teve uma falha mecânica que ainda não foi detalhada pela aérea

O acordo beneficia passageiros das duas companhias

O sinal verde está no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quinta-feira (14). O acordo, explica o relatório da Superintendência Geral do Cade, é maior do que um “code share” porque “pressupõe cooperação mais intensa, já que o mesmo permite coordenação de suas partes em diversos aspectos, como, por exemplo, na oferta de assentos, na precificação.

“Esta é uma excelente notícia para os passageiros brasileiros, que serão os grandes beneficiados, tendo acesso a preços menores, melhores conexões e novas rotas para viajar entre o Brasil e os Estados Unidos. A aprovação atesta que esses acordos são um passo necessário para assegurar a conectividade da América Latina com outras regiões do mundo, e que as autoridades de livre concorrência reconheceram os benefícios que serão gerados no desenvolvimento do turismo”, afirma Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.

“Estamos muito felizes. A ampliação da conectividade, que beneficiará diretamente o Brasil, começou em março com o JBA entre LATAM e IAG e culmina agora com a aprovação do JBA entre LATAM e American Airlines. Esses acordos trazem benefícios já conhecidos na aviação mundial e agora consolidam-se na América Latina. Assim, podemos potencializar ainda mais o turismo e as viagens de negócios, aumentando o tráfego de passageiros norte-americanos para os múltiplos destinos que o Brasil oferece aos seus visitantes”, completa Cueto.

“Este é outro passo importante para a American e a LATAM, bem como para nossos clientes”, disse o presidente e CEO da American, Doug Parker. “Através deste acordo, poderemos oferecer aos clientes uma excepcional rede de rotas, com maior conectividade, tarifas mais baixas e uma experiência de viagem perfeita entre nossas duas companhias aéreas. Estamos ansiosos para implementar nossos negócios conjuntos com a LATAM e oferecer mais e melhores serviços aos nossos clientes mútuos que viajam entre os EUA e o Brasil”.

O acordo entre LATAM e American Airlines e entre LATAM e IAG já conta com a aprovação dos órgãos competentes no Uruguai, na Colômbia e no Brasil. A LATAM segue confiante de que, assim como o CADE, as autoridades de livre concorrência de outras jurisdições vão analisar e ponderar os benefícios substanciais que estes acordos trazem para os passageiros. Além disso, reitera que os JBAs são parte do desenvolvimento do transporte aéreo para fornecer serviços de melhor qualidade e menores preços, promovendo o turismo na região.

Para realizar sua análise, o Cade avaliou que os mercados envolvidos no acordo contemplavam voos para passageiros saindo de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM) para Miami e outros dois das capitais paulista e carioca para Nova York.

Receba nossas newsletters