Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lufthansa tem resultados do 1T16 prejudicados por custos, greves e desvalorização cambial

lufthansa tails

Os rendimentos líquidos do grupo no primeiro trimestre chegaram a 8 milhões de euros

O faturamento total do Lufthansa Group no primeiro trimestre de 2016 diminuiu 0,8%, para 6,9 bilhões de euros. Apesar do volume maior de passageiros, as receitas do tráfego diminuíram 3,9%, o que reflete a substancial pressão sobre os preços enfrentados pelas empresas aéreas e os negócios de carga do grupo. O principal indicador financeiro do êxito dos negócios do grupo – seu EBIT ajustado -, porém, aumentou 114 milhões de euros, chegando a 53 milhões de euros.

Grupo Lufthansa deve assumir o comando da Brussels Airlines e fortalecer Eurowings

Nos resultados do grupo no primeiro trimestre de 2015 ainda estavam incluídos 100 milhões de euros de despesas com a depreciação do bolívar venezuelano e efeitos de greves. Isso influenciou de forma positiva a evolução relativa dos custos unitários no primeiro trimestre desse ano. Mas os custos unitários do primeiro trimestre de 2016 também refletem o sucesso das medidas de redução de custos aplicadas em todo o Grupo Lufthansa.

“Iniciamos o novo exercício comercial de forma sólida”, disse Simone Menne, diretora financeira da Deutsche Lufthansa AG. “Observamos uma pressão significativa sobre os preços das nossas empresas aéreas de passageiros, e mais ainda sobre os da Lufthansa Cargo. Mas a redução substancial dos custos unitários nas nossas empresas aéreas de passageiros mais do que compensou o declínio dos preços. E não estamos nos beneficiando somente de mais reduções no custo de combustíveis e de efeitos não recorrentes.”

Os rendimentos líquidos do grupo no primeiro trimestre chegaram a 8 milhões de euros (1º trim. 2015: 425 milhões de euros). Isso significa um aumento de 70 milhões de euros em relação ao resultado ajustado do ano anterior, já que o resultado do primeiro trimestre de 2015 incluía um lucro financeiro de 503 milhões de euros decorrente da conversão antecipada das obrigações convertíveis da JetBlue. O fluxo de caixa decorrente das atividades operacionais no primeiro trimestre diminuiu 21,5%, para 1,1 bilhão de euros.

“O começo da nova Eurowings também foi marcado pelo sucesso,” continuou Simone Menne. “Nos primeiros três meses, o fator de ocupação de assentos chegou a encorajadores 94,2% em seus novos voos de longa distância. O retorno dos clientes também tem sido muito positivo. Seu resultado no primeiro trimestre ficou aquém do do ano passado, o que se deve parcialmente aos custos de lançamento da empresa, e sentimos que a nova Eurowings está no caminho certo.”

O aumento dos rendimentos do Lufthansa Group no primeiro trimestre é encabeçado pela Lufthansa Passenger Airlines e a Austrian Airlines. As demais empresas aéreas do grupo reportaram resultados menores. O EBIT Ajustado da Lufthansa Passenger Airlines aumentou 244 milhões de euros, o da Austrian Airlines 23 milhões de euros. O EBIT Ajustado da SWISS diminuiu 28 milhões de euros, em grande parte devido à demanda em face do forte franco suíço.

Receba nossas newsletters