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Aviação

Lufthansa transporta 108 milhões de passageiros em 2015 e lucra € 1,7 bilhão

Para o CEO Carsten Spohr, Lufthansa ainda precisa economizar €500 milhões até 2019

CGI: Air-to-air Motiv der Lufthansa A380./CGI: air-to-air image of the Lufthansa A380.

Lufthansa comemora um dos melhores anos da história

Após um ano de muito trabalho para o Grupo Lufthansa, chegou a hora de ao menos comemorar. Em anuário revelado nesta quinta-feira (28), a maior companhia aérea da Alemanha classifica o ano de 2015 como um dos melhores da sua história, embora reconheça que também foi o ano mais difícil quando partimos para o emocional.

Um bom exemplo é o lucro líquido ajustado que chegou aos incríveis 1,7 bilhão de euros, enquanto a receita foi para a casa dos 32,1 milhões de euros. O EBITDA (lucro antes de impostos, amortizações e depreciações), por sua vez, fechou 2015 na casa dos 1,8 bilhão de euros. Ao todo, 108 milhões de passageiros receberam um bilhete e embarcaram em alguma aeronave do Grupo durante os 12 meses do ano passado.

Para o CEO do Deustche Lufthansa AG, Carsten Spohr, “2015 foi o ano mais difícil em termos emocionais, mas, ao mesmo tempo, foi um dos mais bem-sucedidos quando falamos do histórico corporativo da companhia”, disse. Ele também comemora o sucesso baseado em três pilares de desenvolvimento do grupo que ainda estão em vigor, possível de conferir no parágrafo abaixo.

Ao lado de suas companhias parceiras, como é o caso da SWISS e da Austrian Airlines, a Lufthansa assegura sua maior qualidade de receita por conta de produtos aprimorados que já são oferecidos nas três companhias, agradece ao alinhamento das funções operacionais, comerciais e administrativas, além de reorganizar seus custos operacionais anuais, com uma economia prevista de até € 500 milhões até 2019.

A estabilidade financeira da companhia foi aprimorada ainda mais, já que o fluxo de caixa teve um aumento significante em 2015. Por conta disso, o Conselho Administrativo do Grupo Lufthansa propôs durante a Reunião Geral e Anual dos Acionistas que um dividendo de € 0,50 seja pago por cada ação em relação ao ano financeiro de 2015, representando um dividendo total de distribuição que chega aos € 232 milhões.

Isto significa que a Lufthansa pretende pagar aos seus acionistas um montante que equivale a 25% de toda a capitalização de mercado desde 2008. “Este é o nível mais alto de pagamento de uma companhia europeia de aviação”, enfatizou Spohr. “E prentedemos distribuir os dividendos nos próximos anos também”. A partir deste ano, os acionistas também terão uma nova opção para receber seus dividendos: em formato de novos papéis de ações.

Projeções para 2016

Uma nova aeronave já está ajudando a companhia a aumentar ainda mais a eficiência média de sua frota: o A320neo, que é cerca de 20% mais eficiente do que os convencionais A320s. Por falar no A320neo, o Grupo Lufthansa recebe este ano 52 novas aeronaves do modelo que é capaz de aprimorar também a conveniência e conforto do passageiro. Por falar em conveniência, o investimento que a companhia aérea faz para levar internet wi-fi para dentro de suas aeronaves, que operam em rotas de pequena e média distância, leva-a a outro patamar de atendimento ao cliente.

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