Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Mulher de 26 anos se torna a comandante de aeronaves mais jovem do mundo

3500

Kate McWillians pilota aeronaves modelo A319 e A320 para mais de 100 destinos. O co-piloto ao seu lado é Luke Elsworth e tem somente 19 anos

Com apenas 26 anos de idade, Kate McWillians está mais do que acostumada a seguir todos os procedimentos padrão para decolar e pousar uma aeronave. De origem britânica, Kate se tornou uma das comandantes mais jovens da aviação comercial mundial com apenas 26 anos de idade. Ela também está acostumada com outro procedimento que se tornou padrão no embarque e desembarque de passageiros: o questionamento sobre sua idade. “Muitos passageiros ficam surpresos e impressionados ao me ver e quando eu falo minha idade”, disse.

Com 13 anos, Kate já voava nas escolas de cadetes da Aeronáutica do Reino Unido. Logo depois, iniciou sua jornada no programa CTC Aviation, em Southampton, onde ficou até os 19 anos até ser contratada com primeira oficial, lá em maio de 2011, pela conhecida easyJet.

Recentemente, passou a ser conhecida como comandante de aeronaves após passar no curso dentro da própria empresa. Para a easyJet, McWillians é a comandante de voos comerciais mais jovem do planeta. Já para Kate, “pessoalmente, não acho que a idade importe. Passei por todos os cursos e etapas que qualquer comandante precisa passar, logo eu provei para mim e para todos minha capacidade independentre da idade”, disse.

Atualmente, McWillians decola e aterrissa voos a partir do aeroporto de Gatwick, com aeronaves como o A319 e A320 que operam para mais de 100 destinos. Atualmente, apenas 5% dos pilotos comerciais são do sexo feminino, mas a easyJet quer mudar este panorama. A companhia criou uma iniciativa a fim de dobrar este número para 12% nos próximos dois anos. Para a comandante, não era uma opção se tornar piloto comercial, mas “atualmente, me sinto orgulhosa de trabalhar ja easyJet e mais ainda por ter se tornado uma comandante oficial”.

Receba nossas newsletters