Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

No 18° mês de retração, aviação tem o menor volume de passageiros desde 2013

Aeroporto de Congonhas. Imagem: Eric Ribeiro

O total de viagens realizadas teve queda de 2,17%, totalizando 8,6 milhões de passageiros transportados no mês.

A aviação comercial brasileira começou 2017 com o pé esquerdo. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) acaba de divulgar os resultados referentes ao mês de janeiro, e a tendência não mudou nada com a virada de ano. A demanda pelo transporte de passageiros recuou 1,38%, enquanto a oferta, por sua vez, teve redução de 2,74%, isto se comparado a janeiro de 2016. A taxa de ocupação chegou aos 84,36%, alta de 1,17 p.p.

O mercado acumula 18 meses consecutivos de retração da demanda por voos domésticos e do volume de passageiros transportados (a oferta tem recuado há 17 meses). Em valores absolutos, a oferta e o volume de passageiros registrados em janeiro desse ano são os mais baixos para o mês desde 2013. A demanda, por sua vez, foi a mais baixa registrada em janeiro desde 2014. O total de viagens realizadas teve queda de 2,17%, totalizando 8,6 milhões de passageiros transportados no mês.

“São dados preocupantes. Como o mercado entrou em retração em agosto de 2015, desde então estamos apurando baixas sobre baixas. Em condições normais, de crescimento, ou ao menos de estabilidade econômica, isso não deveria acontecer, em especial nessa época”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Dezembro e janeiro são meses da alta temporada de verão da aviação. É quando a procura por voos do público de lazer, mais sazonal, se soma à demanda dos passageiros de negócios, que é mais constante. Há dois anos isso não tem sido mais verdade. Fica claro que as pessoas têm feito menos turismo e realizado menos negócios. Isso afeta a produção de riquezas do país, a criação de empregos e arrecadação de tributos”, concluiu.

As estatísticas são referentes às operações das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Receba nossas newsletters