Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Novos voos e investimentos colocam Nordeste em evidência

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará (2)

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará 

A inclusão de novos voos domésticos por parte das aéreas nacionais e o início das operações do hub Air France KLM, em Fortaleza que completa neste mês seus primeiros 60 dias de funcionamento abrem para o Nordeste não apenas a possibilidade de maior conectividade do exterior para as principais capitais da região, como também podem dar um novo impulso ao turismo. A expectativa de parte do trade é de que haja um incremento de 50% nas operações internacionais para as principais capitais nordestinas.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados em fevereiro deste ano confirmavam pelo menos 70 novos voos regulares semanais nos aeroportos nordestinos e com expectativa a superar a marca de 105 voos até o final deste ano.

As perspectivas de boa parte da cadeia produtiva em alguns dos estados nordestinos é de que haja um incremento no volume de turistas nacionais e internacionais já a partir desta temporada de férias de julho favorecido pela alta do dólar, o que beneficia os estrangeiros e tem levado também muitos brasileiros a optarem pelas viagens domésticas.

MAIS VOOS

Pelo menos 12 empresas aéreas operam voos internacionais na região e a previsão é de que esse número chegue a 15 até dezembro. Além das operações da Air France KLM o Nordeste tem novos destinos internacionais previstos para este ano, como Fort Lauderdale nos EUA, Rosário na Argentina e Santiago no Chile em operações com saídas de Fortaleza, Salvador e Recife. Além disso, recebem voos internacionais as cidades de Aracaju, João Pessoa, Maceió e Natal, além de Porto Seguro. Fortaleza lidera o volume de operações internacionais.

Gol – A Gol já alocou seis aeronaves para atender o novo hub, que opera para 11 destinos com 50 voos diários – um aumento de 35% na oferta de assentos. Estes voos servirão para alimentar os três voos semanais da KLM para Amsterdã e dois voos semanais da Joon para Paris (três a partir de outubro) – e no sentido inverso. Além dos destinos domésticos, a Gol já confirmou o lançamento de dois novos voos internacionais partindo de Fortaleza, Rosário e Córdoba, aumentando o leque de opções para o mercado argentino

“Com o novo hub, já operamos para 11 diferentes destinos a partir de Fortaleza. São 60 mil assentos ofertados regularmente. A ideia agora é impulsionar a economia local. A Gol, por exemplo, já ampliou o quadro de colaboradores em 10% nos últimos meses. Temos seis aeronaves dedicadas a este hub, um custo médio de US$ 2 milhões por mês”, destaca Paulo Kakinoff, presidente da Gol. Também a partir de novembro, Recife passa a ter um voo direto para Santiago, no Chile. A previsão é de que a operação seja feita pela Gol. A informação foi confirmada pelo governo de Pernambuco.

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol - Foto Eric Ribeiro (

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol – Foto Eric Ribeiro (

Latam – Outra empresa que vem investindo no mercado nordestino é a Latam Brasil. A aérea e o Governo do Ceará fecharam recentemente uma parceria de longo prazo, com medidas de incentivo fiscal visando retomar, ampliar e criar novos voos nacionais e internacionais a partir da capital Fortaleza. O destaque fica por conta do anúncio de voos diretos entre Fortaleza e Orlando, que começam este mês (duas frequências semanais), e da terceira frequência semanal que será inaugurada entre a capital cearense e Miami.

Com isso, a quantidade semanal de chegadas e partidas internacionais da companhia em Fortaleza passa de dois para 10. Além disso, para os próximos meses, a Latam Travel planeja ações coordenadas com o objetivo de concentrar esforços para promover a capital cearense como um dos principais destinos turísticos da operadora no Brasil. Além de Fortaleza, a Latam também anunciou o novo voo entre Salvador e Miami. Desde o final de abril a aérea inaugurou sua rota entre Salvador e Miami com uma saída semanais. Além disso, já estão em operação os voos de Salvador a Foz do Iguaçu, São Paulo e Buenos Aires. Este ano a Latam tornou regular um voo temporário entre Buenos Aires e Salvador.

Para Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil o Nordeste tem potencial para novas operações aéreas. “O Nordeste precisa de  novos pontos de conexão com empresas parceiras. Nossa ideia é estarmos mais próximos ampliando as conexões com outros destinos. Em relação ao Ceará, estamos muito felizes com este acordo, que nos assegura incentivos fiscais que permitem o aumento de nossa malha aérea no Estado, proporcionando mais opções de voos dentro do Brasil e ampliando a conexão do Ceará com os Estados Unidos”, destacou.

Azul – Em maio, a Azul iniciou suas operações entre Recife e Fort Lauderdale. O voo acontece às quintas e sextas-feiras, saindo de Fort Lauderdale às 22h15 (horário local), e chegando a Recife às 7h25 (horário local). A volta é feita às 10h, de Pernambuco, até chegar aos Estados Unidos, às 17h25 do mesmo dia.

Avianca – A Avianca Brasil por sua vez iniciou no final do ano passado operações interligando Recife à capital colombina, Bogotá. A operação acontece semanalmente. “Recife é um dos nossos mais importantes destinos. Estamos contentes em estrear essa ligação direta de Pernambuco para Bogotá e contribuir com o fomento dos negócios e do turismo no Estado”, ressaltou Tarcísio Gargioni.

Air France-KLM – O diretor-geral da Air France-KLM na América do Sul, Jean-Marc Pouchol, revelou que desde o início a resposta do mercado regional tem sido positiva. “Em total cooperação com a Gol iniciamos a venda há nove meses e, desde o primeiro dia, o sucesso tem sido enorme. Tanto é que adicionamos uma nova frequência para ter início em novembro”, afirmou.

Jean-Marc Puchol, da Air France-KLM

Jean-Marc Puchol, da Air France-KLM

Air Europa – A Air Europa confirmou que deverá lançar mais uma frequência partindo do Recife com destino a Madri no próximo verão. Atualmente com dois voos semanais saindo de Pernambuco para a capital espanhola, a companhia aérea também comemora o saldo positivo de ocupação das aeronaves para a Europa. A aérea também opera rotas para a capital espanhola a partir de Salvador.

MAIS INVESTIMENTOS DOS ESTADOS

Ceará – O governo cearense não tem medido esforços para consolidar a implantação do hub Air France KLM. O secretário de Turismo, Arialdo Pinho, destaca os benefícios da iniciativa. “Estamos muito otimistas com os novos voos e a expectativa é de que este ano possamos ter um incremento de pelo menos 15% no fluxo de turistas internacionais”, destacou. Já o governador do Ceará, Camilo Santana, lembrou que a iniciativa colocará o estado num novo patamar no cenário nacional. “O Ceará vive um novo momento de expansão do turismo e de crescimento de economia. Temos nos preparado cada vez mais para enfrentar essa nova realidade, pois estamos nos tornando um dos principais centros de conexões de voos do país”. Até o fim deste ano, o Ceará vai poder contar com 47 frequências semanais internacionais para 14 destinos. No início deste ano, eram 14 frequências semanais para oito destinos no exterior. Além disso, a Gol passará de 21 voos diários para 40 voos diários até o fim deste ano e 50 voos diários até 2019.

Pernambuco – A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Recife, também tem dedicado uma atenção especial a expansão de voos para o estado. Durante o workshop “Conexão Pernambuco – Um panorama geral da aviação” realizado este ano o papel do estado na conectividade aérea foi debatido como um case de sucesso. Para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o estado tem feito a sua parte. “Os passos que demos na melhoria da conectividade aérea tem sido muito claros. Saímos de 14 destinos nacionais para mais de 30. Temos hoje 16 destinos internacionais. Há três anos, tínhamos quatro. Temos recorde de número de passageiros e de conectividade”, destacou. Para a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Manuela Marinho, o estado vive um único momento no turismo. “Consolidamos os destinos, estamos trabalhando cada dia mais para estruturar os municípios pernambucanos para receber os visitantes, além de contribuir com o fomento da economia local. Mais um voo para nosso Estado, é Pernambuco voando alto”, comentou Manuela.

Bahia – A Bahia recebeu 157.913 turistas estrangeiros no ano passado. O número é o maior de todo o Nordeste e colocou o estado como líder no ranking da região e na sexta colocação em âmbito nacional. O vice-líder, Pernambuco, por sua vez, registrou a entrada de 83.151 visitantes, enquanto Ceará teve a preferência de 74.497 estrangeiros. Ao analisar os dados do MTur, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, disse que o governo tem atuado com ênfase na promoção da Bahia. “Uma das ferramentas deste trabalho é o Calendário de Ações Promocionais que prevê a divulgação das 13 zonas turísticas, em dezenas de feiras internacionais onde apresentamos a riqueza da nossa história e cultura; belezas naturais; gastronomia e infraestrutura, além da simpatia e profissionalismo”.

A ampliação da malha aérea, contudo, é a vertente do trabalho da Setur-BA, que cobrou uma política de incentivo fiscal que reduziu a alíquota do ICMS, com resultados positivos.Com isso a Bahia ampliou malha aérea internacional de 23 para 31 frequências regulares, com voos diretos vindos dos Estados Unidos (Miami), Portugal (Lisboa), Argentina (Buenos Aires e Córdoba), Espanha (Madri) e Colômbia (Bogotá), Cabo Verde, Panamá.

Receba nossas newsletters