Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Pará comemora início das operações para Ft Lauderdale com Azul

Corte da fita na solenidade do voo inaugural

Corte da fita na solenidade do voo inaugural

O Governo do Pará e a Azul  inauguraram, na tarde deste domingo (10), o primeiro voo da nova rota Belém-Fort Lauderdale (Flórida, EUA), que será operada pela companhia. O termo de cooperação firmado encontra suporte na estratégia política do governo Simão Jatene de desonerar o ICMS sobre o combustível de aviação, que foi adotada junto a Secretaria de Fazenda (Sefa). Este ano, durante a abertura da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), foi oficializada a segunda redução no ICMS, desta vez, de 7% para 3%. Em contrapartida, conforme negociação com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), as companhias aéreas se comprometeram em colocar e manter voos internacionais no Pará, ampliando esta malha aérea gradualmente.

O avião da Azul chega a Belem

O avião da Azul chega a Belem

A nova linha se somará aos outros quatro voos diretos internacionais já ofertados partindo da capital paraense: Belém-Lisboa (Portugal), realizado pela TAP; Belém-Miami (EUA), feito pela Latam; Belém-Caiena (Guiana Francesa), operado também pela Azul; e ainda Belém-Paramaribo (Suriname), realizado pela GOL. Desta forma, a malha aérea internacional ofertada ao paraense e aos mercados emissores de turistas com interesse de conhecer o estado abrange, através das conexões aéreas existentes com estas linhas, boa parte da América do Norte, Central e Caribe, Europa e Ásia.

“Esperamos que o Pará seja uma porta de entrada do Brasil. Hoje, a Azul liga Belém a outras 5 cidades brasileiras. O objetivo é continuar crescendo. Fizemos um esforço enorme de readequação em nossa malha. Atualmente, temos 14 voos diários partindo do Aeroporto Internacional de Belém. A Azul responde por 40% do movimento operacional do aeroporto. As conexões de Belém com o mundo ficam muito mais facilitadas. Que o Pará seja descoberto pelos brasileiros e estrangeiros. Este é um avião mais novo e o melhor da nossa frota, com menos de 6 meses de uso”, afirma o diretor de Alianças e Distribuição da Azul, Marcelo Bento.

A expectativa da Azul é abastecer a linha para Fort Lauderdale com 35 voos nacionais e fazer de Belém o hub aéreo da companhia na região Norte. Além da rota Belém-Fort Lauderdale, a companhia passa a operar também no âmbito nacional os voos Belém-Cuiabá e o Belém-Fortaleza, assim como aumentará o número de voos diários para Recife (PE), São Luiz (MA) e Santarém, ampliando a malha aérea da companhia em quase 28% no Pará.

Segundo o secretário de Estado do Pará, Adenauer Góes, “seguramente o voo vai ajudar em muito no processo de acessibilidade”, servindo como uma via de mão dupla entre paraenses e norte-americanos, e também àqueles que utilizem as conexões existentes entre o Pará e a Flórida. “Temos aqui no Pará o maior fluxo de passageiros tanto domésticos quanto internacional na região Norte. O nosso sonho aqui é que a Azul faça de Belém seu hub aéreo na região”, comentou. Ele lembrou ainda o fato de que a parceria com a Azul oferece ganhos em promoção do Pará como destino turística em mídia especializada como revistas de bordo com matérias sobre o Pará (a edição deste mês de dezembro já trás o Marajó na capa), transmissão de vídeos institucionais do estado durante os voos, formatação de pacotes com a Azul Viagens e também haverá uma aeronave da companhia envelopada com a identidade turística promocional “Pará, A Obra-Prima da Amazônia”

Outras estratégias de ampliação da malha aérea internacional estão no radar da Setur e com negociações em andamento com as companhias aéreas, em especial para voos na América do Sul, com voos partindo de Belém com destino a Buenos Aires, Santiago e/ou Lima.

A aeronave que vai operar a rota Belém-Fort Lauderdale em voo com duração aproximada de 6h. O voo terá quatro frequências semanais: segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, com saídas de Belém às 13h15 e chegada em Fort Lauderdale às 17h30 (horário do local). A volta se dará nos mesmos dias da semana com saídas da cidade norte-americana às 20h15 e chegada na capital paraense às 04h10.

O A320neo oferece conforto aos passageiros com maior espaço entre os 174 assentos do modelo. Os clientes podem experimentar o Azul Play, sistema de entretenimento gratuito com filmes e séries disponíveis na tela touchscreen e também podem baixar o aplicativo no próprio smartphone, tablet ou laptop. As aeronaves contam ainda com tomadas de energia entre as poltronas além de entradas USB individuais.

Receba nossas newsletters