Que semana agitada para a aviação comercial das Américas. E as companhias do Golfo tiveram um grande peso para esta enorme animação. É o que veremos em mais um informativo semanal do M&E sobre o que de mais importante aconteceu no período com relação a aviação comercial brasileira e internacional. O RADAR M&E está de volta com os seguintes destaques.
A380 escalado em operações regulares para Guarulhos/SP
A maior aeronave comercial de passageiros do mundo, enfim, terá uma operação regular no Brasil. A Emirates Airline anunciou, na última segunda-feira (16), que o primeiro voo regular na América do Sul com o A380 será na rota entre São Paulo (GRU) e Dubai. As operações com este equipamento terão início no dia 26 de março.
Rio de Janeiro receberá quatro voos semanais
A Qatar Airways divulgou, na última segunda-feira (16), que terá uma oferta inicial de quatro voos semanais entre o Aeroporto Internacional de Doha e o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão. Além do Rio, outra cidade na América do Sul também ganhará operações da Qatar Airways: Santiago, no Chile. Para lá, a Qatar Airways também planeja operar quatro voos por semana.
Redução de operações do A350 e voos para NY
A Latam Airlines Brasil fará grandes mudanças com relação às operações do moderno A350 XWB. Até então, o equipamento estava escalado para operar nas cidades de Miami, Paris, Milão e Santiago, com saídas de Guarulhos/SP, como anunciado em primeira mão pelo M&E. Porém, a brasileira voltou atrás e cancelou o início das operações do widebody na rota GRU-Miami, GRU-Santiago e GRU-Miami, além de reduzir seus voos para Paris. Além disso, decidiu reduzir as frequências para NY.
Voo mais longo a partir do Reino Unido durá mais de 14 horas
A British Airways passou a operar, desde o último dia 03 de janeiro, o novo voo direto mais longo a partir do Reino Unido. O serviço oferece quatro frequências semanais entre o Aeroporto Internacional de Londres/Heathrow e o Aeroporto Internacional de Santiago/SCL, com duração de voo de incríveis 14 horas e 40 minutos, cerca de 50 minutos acima do que a operação que, até então, era a mais longa entre Londres e Buenos Aires.
Mudanças nas operações para Roma
A companhia realizará um aumento de frequências e uma troca de aeronaves em suas operações entre Buenos Aires/Ezeiza e Roma. A partir do dia 01 de maio, o A330-200 entra no lugar do A340-300. Já a partir do dia 04 de junho, estará sendo criado o sexto voo diário entre as duas cidades. O voo AR1140 deixa Ezeiza às 22h45 e chega em Roma às 17h. Já o voo de volta AR1141 deixa Roma às 19h15 e chega em Ezeiza às 04h40 do dia seguinte.