Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RIOgaleão é eleito o aeroporto mais pontual da América Latina pelo OAG

Área de embarque internacional do aeroporto RioGaleão (Foto: Divulgação)

Área de embarque internacional do aeroporto RioGaleão (Foto: Divulgação)gale

Um dos grandes desafios de aeroportos e companhias aéreas em todo mundo é a pontualidade de suas operações. Aeronaves que decolam e aterrissam no horário previsto trazem ganhos aos administradores de aeroportos, às companhias aéreas e aos passageiros. Como forma de reconhecimento, o OAG Aviation Worldwide Limited divulgou um estudo que mostra o desempenho dos grandes aeroportos de Europa, América Latina, América do Norte, Ásia Pacífico, Oriente Médio e África em 2017.

O Turnaround Tables está baseado na variação das chegadas e partidas on-time. A variação pode ser positiva ou negativa, dependendo se mais voos chegam atrasados ou partem atrasados. E o destaque da América Latina é o Aeroporto Internacional Tom Jobim, administrado pelo RIOgaleão, considerado o aeroporto mais pontual de todo o continente. Viracopos, Brasília, Guarulhos e Congonhas são os outros aeroportos brasileiros que aparecem no ranking.

Sem título

Estudo divulgado pelo OAG

No RIOgaleão, por exemplo, foram 113.077 voos contabilizados em 2017, com 82,9% deles aterissando no horário previsto e 85,8% decolando no horário previsto, um resultado saudável com variância positiva de 2,9%. Na segunda colocação estava o Aeroporto do Panamá, considerado o hub das Américas, com 134.155 voos contabilizados e uma média de 90% dos voos decolando no horário, com variância de 2,8%.

Na Ásia Pacífico, o aeroporto que lidera no quesito pontualidade é o de Nova Deli, na India, com 427,062 voos contabilizados. Na América do Norte, o destaque vai para o Aeroporto de Toronto, com 337,177 voos contabilizados. No Oriente Médio & África, o aeroporto campeão é o de Addis Abeba, na Etiópia, com 85,916 voos contabilizados. Por fim, o aeroporto europeu que ganhou o TOP 01 foi o de Moscow Sheremetyevo, com 271,709 voos contabilizados.

Receba nossas newsletters