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Aviação

RIOgaleão é o primeiro do país a receber título de “Amigo do Cliente”

Área de embarque internacional do aeroporto RioGaleão (Foto: Divulgação)

A auditoria feita avalia os principais pontos de contato com o cliente – jornada do passageiro, procedimentos operacionais e de segurança, lojas, restaurantes e casas de câmbio

O RIOgaleão se tornou o primeiro aeroporto brasileiro a receber o título de Amigo do Cliente, selo internacional de qualidade em atendimento e prestação de serviços. O prêmio foi criado em 2008 pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC). Na prática, ser Amigo do Cliente quer dizer que o Aeroporto Internacional Tom Jobim, principal porta de chegada e partida do Rio de Janeiro, recebe bem todos os visitantes, oferecendo bons serviços, atendimento e, especialmente, cumpre os itens do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A auditoria do instituto adota a metodologia do cliente oculto, ou seja, um avaliador testa os serviços oferecidos pelo estabelecimento sem se identificar e, depois, dá notas para vários quesitos. Para receber o Selo de Amigo do Cliente, o aeroporto precisaria receber uma avaliação geral de pelo menos 8 nos quesitos avaliados. Acabou recebendo avaliação de 8,5, superando o mínimo exigido pelo IBRC. Isso quer dizer que o RIOgaleão cumpriu 85% de todos os requisitos para ser certificado pelo IBRC.

A auditoria feita avalia os principais pontos de contato com o cliente – jornada do passageiro, procedimentos operacionais e de segurança, lojas, restaurantes e casas de câmbio. Ao todo, dez auditores avaliaram todos os cantos do RIOgaleão para concluir que o aeroporto merece o Selo de Amigo do Cliente. O prêmio reflete as melhorias implementadas pela concessionária, que assumiu a operação do principal terminal carioca em 2014 e já investiu mais de R$ 2 bilhões em modernização, eficiência e serviços.

“A certificação como primeiro aeroporto do país a receber o Selo Amigo do Cliente é a confirmação de que estamos no caminho certo. É uma conquista bastante representativa e atesta que estamos conseguindo promover uma melhor experiência para nosso passageiro. O nosso propósito é conectar as pessoas, seja levando-as para destinos ao redor do país e do mundo, seja aproximando os clientes ao oferecer novos serviços, um mix diversificado de lojas e restaurantes e experiências diferenciadas”, disse Gabriel França, diretor comercial e corporativo do RIOgaleão.

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