Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Cruzeiros

RIOgaleão realiza 1° simulado de emergência de alta complexidade

Fachada do Píer Sul

Essa é a primeira vez que um treinamento desta complexidade foi realizado no aeroporto

O RIOgaleão, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, realizou um simulado de emergência no Aeroporto Internacional Tom Jobim nesta quinta-feira (30). O objetivo da ação foi colocar em prática treinamentos de contenção de vazamento de combustível decorrente de furto, combate a princípio de incêndio e evacuação da área. Mais de 60 órgãos estaduais, municipais, federais e privados estiveram envolvidos na operação.

Essa é a primeira vez que um treinamento desta complexidade foi realizado no aeroporto. A ação faz parte de uma série de atividades de conscientização social, que ocorrem essa semana no Rio de Janeiro, para promover a redução de riscos de desastres e reforçar a agilidade e o trabalho em equipe – com o envolvimento de diferentes órgãos e entidades – para combater acidentes de alta gravidade.

O diretor de operações do RIOgaleão, Herlichy Bastos, explica que o simulado visa promover integração com todos os órgãos públicos de segurança e emergência do Estado do Rio e com as entidades que atuam no aeroporto, que são fundamentais no caso do simulado se tornar um caso real: “Buscamos com este treinamento uma sinergia e troca de experiências que aumentam a integração entre o poder público e o privado e nivelamento do conhecimento de comando e controle”, avalia Herlichy.

O simulado de emergência contou com a participação do Centro de Operações do Rio, Centro Estadual de Administração de Desastres (CEstAD), concessionárias de outros aeroportos, companhias aéreas, abastecedoras, controle de tráfego aéreo, Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Força Aérea Brasileira, (FAB), Marinha, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-RIO), Secretarias da Ordem Pública, do Turismo, Saúde, Social e Transportes.

Receba nossas newsletters