Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Santos Dumont recebe melhorias no sistema de climatização

SDU01

Quatro novas torres de resfriamento entraram em funcionamento em dezembro

A Infraero realizou uma série de investimentos no sistema de climatização dos terminais de passageiros do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). O maior deles, de cerca de R$ 4,2 milhões, foi feito na compra e instalação de quatro novas torres de resfriamento, que entraram em funcionamento em dezembro. Em nota, a Infraero informa que “os equipamentos proporcionam maior garantia ao funcionamento do sistema, já que são mais eficientes e possuem maior capacidade de refrigeração, além de atenderem a todo o sistema de água gelada”.

O superintendente da Infraero no Santos Dumont, João Marcos Coelho Soares, informou que, para 2018, está sendo planejada a obra de climatização do terminal de desembarque do aeroporto. “A Infraero já apresentou o projeto, que foi aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), tendo em vista que o local é tombado e qualquer intervenção deve seguir diretrizes e regras que evitem a descaracterização do imóvel”, disse.

Nos serviços de manutenção do sistema já existente, foram executadas ações ao longo de ano passado, que propiciaram a melhoria efetiva do sistema desde o segundo semestre de 2017. Entre elas, a capacidade de insuflamento de ar condicionado no pavimento térreo (check-in); aplicação de membrana de proteção térmica em telhados (terminais e pontes de embarque); instalação de sistema de aspersão de água sobre o Conector, o que diminui o calor passado para o interior da sala de embarque; substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED, o que gerou uma redução de 32% de calor no interior do terminal; instalação de bloqueio solar (lona) nas claraboias terminal de embarque, o que permitiu uma redução de aproximadamente 2ºC no local, entre outras.

Receba nossas newsletters