Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam abre pequena vantagem sobre a Gol no doméstico e lidera internacional com folga

Pela primeira vez no ano não houve um empate técnico no mercado nacional

aereasnacionalmontagem

Como já era possível prever, uma vez mais a Tam lidera com folga os resultados internacionais para o mês

Se nos últimos meses, Tam e Gol duelavam para saber quem ficaria no topo do share doméstico, em março a empresa do Grupo Latam despontou e conseguiu até acumular uma “gordurinha”. Nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a diferença entre as duas na participação nacional foi menor que 1%, o que poderia ser considerado até um empate técnico.

Em março, parece que a Tam ajustou os instrumentos, checou as portas e arrancou para os 37,18% de participação, uma diferença de 4,25% para a segunda colocada Gol, que fechou o terceiro mês do ano com uma participação de 32,93%. Azul com 18,01% (crescendo a cada mês) e Avianca com 11,89% fecham o ranking.

TAM – 37,18%
GOL – 32,93%
AZUL – 18,01%
AVIANCA – 11,89%

Quando o assunto é share internacional, as estatísticas das associadas ABEAR representam atualmente 27% do mercado total. A fatia restante é detida pelas companhias aéreas de bandeira estrangeira. Se comparado ao mesmo mês de 2015, o desempenho das transportadoras brasileiras no mercado internacional em março mostrou queda de 0,7% na demanda, para uma oferta total reduzida em 3,5%.

A performance levou ao aprimoramento de 2,22 pontos percentuais na Taxa de Ocupação, que ficou em 78,37% no mês. O total de viagens internacionais realizadas nas companhias brasileiras ainda mostra elevação de 3,2%, somando 586 mil passageiros transportados.

Para a Abear, o comportamento da demanda em março marca o fim de um ciclo de 24 meses de crescimento. Em parte desse período, mesmo quando a demanda doméstica já mostrava desaquecimento, a demanda internacional das companhias brasileiras seguia em alta em razão do início de novas operações e/ou ajustes de frotas, entre outros fatores.

Com maior concorrência entre elas, a demanda foi estimulada, havendo também migração de passageiros das companhias estrangeiras, reforçando os resultados mensais. Para março, o share internacional das quatro companhias nacionais ficou assim:

TAM – 79,50%
GOL – 13,55%
AZUL – 6,90%
 AVIANCA – 0,05%

Como já era possível prever, uma vez mais a Tam lidera com folga os resultados para o mês, quase 80% de participação internacional. Gol, Azul e Avianca juntas somaram os outros quase 20%. Para o trimestre, as estatísticas consolidadas das associadas no mercado internacional revelam uma demanda ainda com alta acumulada de 4%, para uma oferta ampliada em 2,45%. A taxa de ocupação sobe para 81,58%, com avanço de 6,8% do total de passageiros transportados, que somam 1,9 milhão.

Receba nossas newsletters