Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tap cresce 3,5% e fecha 2016 com 11,7 milhões de passageiros transportados

TAP_Airbus_A330-223_with_portuguese_flag

Tap fechou 2016 com sinais de recuperação e crescimento

A Tap transportou em 2016 um total de 11,7 milhões de passageiros, que resulta num crescimento de 3,5% face ao ano anterior. Reforçando consistentemente os indicadores de tráfego no último trimestre do ano, a Companhia teve o melhor mês de dezembro de sua história, registrando, só nesse período, um aumento de 26% no tráfego comparado a 2015 e atingindo a marca  de quase 990 mil passageiros transportados..

Na mesma linha, a taxa de ocupação dos voos (load-factor) registada em dezembro último subiu 7,4 pontos percentuais, atingindo os 78,8 %, e fechando a Tap o ano de 2016  com um load-factor de 78,6 por cento em toda a rede. Entre os vários setores da rede da companhia, o maior crescimento relativo verificou-se nas linhas para os Estados Unidos, nas quais a Tap transportou, em 2016, mais 186 mil passageiros, para um total de 472 mil, 65% acima de 2015. Este crescimento resulta da aposta estratégica da TAP no mercado norte-americano, com o lançamento, em junho, de duas novas rotas, Nova Iorque/JFK e Boston, e o aumento de frequências para os destinos onde já operava, Newark e Miami.

Uma vez que essas novas rotas só contribuíram para o aumento de tráfego no segundo semestre de 2016, importa sublinhar que no mês de dezembro o aumento do número de passageiros transportados foi de 168% face a igual mês do ano anterior, o que permite antever um ano de 2017 também com fortes crescimentos nessas rotas. Nos voos continentais – domésticos, Ilhas e Europa – a TAP teve, no ano passado, um crescimento de 4%, para um total de 8,9 milhões de passageiros.

Contribuiu fortemente para esse aumento, o lançamento, em Março, da “Ponte Aérea” entre Lisboa e o Porto. Nesta ligação, no mês de dezembro, a Tap teve um crescimento de 126%, com uma taxa de ocupação média dos seus voos de 73,1%, que reflete uma melhoria de 7,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2015. Na totalidade do ano, os voos da “Ponte Aérea” serviram quase 300 mil passageiros, mais 80% do que no ano anterior.

Também os voos entre o Continente e os Açores e a Madeira registraram um aumento de 5 por cento, atingindo, no conjunto, 967 mil passageiros transportados. Na Europa, a companhia teve, no mês de dezembro, um aumento do tráfego de 21%, atingindo um total de 571 mil passageiros. No acumulado do ano, a TAP recuperou tráfego no segundo semestre, face aos ajustes verificados na sua rede durante a primeira metade do ano, e conseguiu atingir um acumulado de 7,1 milhões de passageiros.

No  intercontinental, além da América do Norte,destaque igualmente para o crescimento na África, de 36% em dezembro e de 10% no acumulado do ano, com 800 mil passageiros transportados, mais 75 mil do que em 2015.

BRASIL – Também nas rotas do Brasil se assistiu, na segunda metade do ano, a uma forte recuperação do tráfego, tendo a Tap  transportado em dezembro último, mais 5% de passageiros do que no mesmo mês do ano anterior, e alcançando a marca de um total no ano de 1,4 milhões de passageiros. No conjunto, e por força dos crescimentos na América do Norte e África, as rotas intercontinentais registaram um aumento de 3% em 2016, com 2,7 milhões de passageiros, mais 70 mil do que em 2015.

Receba nossas newsletters